O desaire de Francisca Jorge marcou o fim da participação portuguesa no torneio espanhol.

A vimaranense Francisca Jorge não garantiu, esta terça-feira, o apuramento para o quadro principal do ITF de 60 mil dólares de San Bartolomé de Tirajana, nas Ilhas Canárias. A tenista número um nacional, que somou duas vitórias nas primeiras duas rondas da fase de qualificação, foi derrotada no derradeiro embate do qualifying.

O início do encontro foi mais favorável a Timofeeva, que conseguiu uma vantagem de 5-0 na primeira partida. Francisca Jorge, ao tentar a reviravolta, fechou três jogos consecutivos e reentrou na discussão do set. No segundo parcial, a tenista de Guimarães entrou forte e até liderou por 2-0, mas apesar de ter quebrado o serviço a Timofeeva, cedeu um novo break quando procurava o 5-5 e acabou por perder a partida.

Francisca Jorge, 404.ª no ranking mundial, venceu as duas primeiras rondas do qualifying. Primeiro, a atleta de Guimarães derrotou a australiana Tina Nadine Smith (750.ª), com os parciais de 6-3 e 7-5. Frente à dinamarquesa Olivia Gram (949.ª), precisou de apenas 57 minutos para vencer a partida com os parciais de 6-0 e 6-0.