Minhotos assumem a liderança partilhada do campeonato.
O Gil Vicente FC recebeu, esta segunda-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, a formação do Boavista, numa partida referente à primeira jornada da Liga Bwin. O duelo terminou com a vitória dos barcelenses, por 3-0, num jogo em que dominaram do início ao fim.
O último encontro da jornada inaugural do campeonato marcou o regresso dos adeptos ao Estádio Cidade de Barcelos e, logo ao minuto três, os aficionados da equipa gilista foram presenteados com um golo de Fran Navarro. O avançado espanhol não cedeu perante a carga de Javi Garcia e, de fora de área, apontou o 1-0.
O golo madrugador não fez abrandar o caudal ofensivo barcelense. A equipa comandada por Ricardo Soares continuou a dominar o encontro e, à passagem do minuto 17, Zé Carlos introduziu a bola na baliza boavisteira. Contudo, o lance foi invalidado devido a posição irregular do lateral gilista. Com um início a todo gás, o Gil Vicente FC chegou mesmo ao segundo golo, seis minutos depois. Samuel Lino tabelou com Pedrinho e, no frente-a-frente com o guardião axadrezado, Rafael Bracali, não vacilou e carimbou o 2-0.
Com uma vantagem de dois golos no resultado, a formação minhota recuou no terreno e, nos minutos finais da primeira parte, viu o Boavista assumir a posse de bola. Porém, os boavisteiros nunca foram capazes de chegar com perigo à baliza de Kritciuk e ambos os conjuntos regressaram aos balneários com o 2-0 no marcador.
Na retoma do encontro, foi a equipa do Gil Vicente FC a assumir as rédeas do jogo e a possuir a primeira oportunidade da segunda parte, aos 49 minutos. Kanya Fujimoto, com apenas um passe, desmontou a defensiva axadrezada e deixou Fran Navarro isolado em frente a Rafael Bracali. Todavia, o guardião brasileiro mostrou-se atento e negou o terceiro golo gilista.
Seis minutos depois, na sequência de uma perda de bola de Luís Santos, Fran Navarro obrigou Rafael Bracali a afastar a bola para pontapé de canto. No entanto, na cobrança, Pedrinho encontrou o ponta de lança espanhol que, desta vez, bateu o guardião brasileiro e alterou o resultado para 3-0.
O terceiro golo trouxe uma nova dinâmica ao jogo, com o Gil Vicente a procurar gerir a vantagem com bola e a baixar o ritmo. Contudo, o Boavista não baixou os braços e Kritciuk foi chamado a intervir ao minuto 64 e, mais tarde, ao minuto 81, para negar o golo a Sebastián Perez e a Miguel Reisinho, respetivamente.
Até ao final da partida, ainda houve tempo para mais uma oportunidade boavisteira. Gustavo Sauer apareceu solto de marcação no coração da área, mas o cabeceamento do brasileiro terminou nas mãos de Kritciuk. O duelo terminou, portanto, com a vitória do Gil Vicente por 3-0.
Com este triunfo, os minhotos começam a Liga Bwin da melhor maneira e passam a ocupar agora a liderança do campeonato, em conjunto com o Sporting CP e o CD Tondela. Os barcelenses voltam a entrar em campo no próximo domingo, em deslocação ao reduto do Portimonense SC para a segunda jornada do campeonato.