Estudantes podem ter direito a passe gratuito caso residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino.
A Câmara Municipal de Guimarães, por forma a fomentar a utilização dos transportes públicos, vai implementar, a partir de 1 de setembro, novas medidas de apoio à redução tarifária através do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART).
Para os alunos do ensino básico e secundário, que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino, a comparticipação do valor do passe será alargada para 100%, promovendo a gratuitidade do mesmo, desde que matriculados no estabelecimento de ensino da área de residência. Também, os estudantes residentes no concelho de Guimarães que frequentam instituições de ensino superior do concelho poderão usufruir de uma comparticipação adicional de 100% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50%, perfazendo uma redução conjunta de 100% do valor do passe.
Para aderir a estas duas medidas do PART, os encarregados de educação, no primeiro caso, e os jovens, no segundo, deverão consultar o procedimento e preencher o formulário, ambos disponíveis no site do município. No site poderá ser também consultado o procedimento de adesão inerente às restantes medidas do PART em vigor.