O projeto envolveu uma equipa multidisciplinar do hospital de dia oncológico.
O Hospital de Braga implementou um projeto que facilita a vida dos doentes oncológicos, agilizando os procedimentos para levantar medicamentos e diminuindo os tempos de espera pelos tratamentos. O projeto, desenvolvido entre fevereiro e junho, começou pela identificação de potenciais desperdícios e ineficiências, para depois definir um plano de melhoria.
Em comunicado conjunto à Lusa, o Hospital de Braga e a consultora que conduziu o projeto, Lean Health Portugal, sublinham que a iniciativa contribuiu para o aumento da taxa de ocupação do hospital de dia oncológico. O projeto resultou, desde logo, na redução de 43% das atividades realizadas pelo doente que vai realizar o levantamento da sua medicação oral.
“Anteriormente, o utente teria de seguir sete passos, tendo cinco momentos de espera. Atualmente, o circuito do utente reduziu para quatro passos com apenas dois momentos de espera. Percentualmente, verificou-se uma redução de 60% de momentos de espera para o doente”, explica o comunicado. “A criação de novas regras de agendamento permitiu a entrada de utentes no serviço de forma escalonada, fazendo com que o utente espere, em média, menos 11 minutos entre o momento em que se senta no cadeirão até à preparação do seu tratamento”, diz ainda o comunicado.
Por outro lado, o projeto contribuiu para um aumento de 50% da taxa de ocupação dos quartos e um “melhor aproveitamento” do espaço. As alterações ao sistema informático e a campanha de sensibilização para utilização dos quiosques levaram a uma diminuição de utentes em espera para efetivação no balcão central, bem como a uma redução de 81% do tempo total necessário para efetivação do ato.
Citada no comunicado, uma médica do hospital de dia oncológico refere que, após a realização do projeto, “o serviço reconhece uma maior segurança, agilidade e excelência prestados aos seus utentes” e demarca ainda “uma maior qualidade” no seu ambiente de trabalho.