A unidade de saúde de Braga conta com uma mediana de espera de três meses e meio.
O Hospital de Braga é a unidade de saúde da região norte com o maior tempo de espera para a realização de cirurgias e consultas, segundo a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte). Dois anos após passar de uma parceria público-privadas (PPP) para gestão pública, o hospital bracarense tem agora mais inscritos para consultas e cirurgias do que o São João, no Porto.
De acordo com o último relatório de monitorização da ARS Norte, a unidade de saúde de Braga conta com uma mediana de espera de três meses e meio de espera. No entanto, em especialidades como Ortopedia, pode ser necessário esperar sete meses por uma cirurgia.
Segundo o presidente do Conselho de Administração, João Porfírio de Oliveira, “em janeiro de 2020, Braga tinha 19 mil doentes inscritos para cirurgia e, no final de julho de 2021, eram menos de 12 mil”. Apesar da redução, referiu ao Jornal de Notícias que “os tempos máximos recomendados não estão a ser cumpridos”.
Relativamente à marcação de consultas a questão mantém-se, com 41 mil utentes a aguardar por uma primeira consulta de especialidade.