Derrota nos instantes finais ditou a eliminação lusa.
Na madrugada deste domingo, a Seleção Portuguesa de Andebol entrou no Ginásio Nacional Yoyogi para defrontar o Japão, em jogo a contar para a última jornada da fase de grupos. A turma lusa perdeu o encontro por 31-30 e deitou por terra o sonho de estar nos quartos de final do Torneio Olímpico.
Portugal começou melhor, com um parcial de 1-2, mas a seleção da casa inverteu rapidamente o resultado (3-2). A partir daí, a turma de Paulo Jorge Pereira acusou o nervosismo e cometeu alguns erros penalizadores. A formação nipónica embalou para uma vantagem que chegou aos três golos antes de intervalo (14-11), que acabou por ser reduzida por Rui Silva, mesmo em cima do descanso. Assim, ao intervalo, a seleção nacional perdia por 16-14.
O segundo tempo mostrou uma face diferente de Portugal. Os “Heróis do Mar” corrigiram os erros da primeira parte e operaram uma reviravolta, para 20-22. Depois de se verem a perder por dois, os japoneses reequilibraram a partida (24-24), que se manteve assim até aos minutos finais (28-28). A três minutos do fim, Portugal voltou a atrasar-se no marcador e não conseguiu evitar a derrota. No fim dos segundos 30 minutos, carimbou-se a derrota nacional por 31-30 e o consequente adeus aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Quanto aos jogadores minhotos, os que mais se destacaram foram André Gomes e Rui Silva, com quatro golos cada. Diogo Branquinho contribuiu com dois tentos e as defesas de Humberto Gomes mantiveram Portugal na discussão do resultado até ao final. Deste modo, Portugal perdeu a oportunidade de se apurar para os quartos de final da competição de andebol e encerrou a sua estreia na maior competição desportiva do mundo.