Chegada nos dois primeiros lugares permitiu a passagem direta dos canoístas para as meias-finais.
Os canoístas minhotos Fernando Pimenta e Teresa Portela inciaram, esta segunda-feira, a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A disputar as provas de K1 1000 e de K1 200, respetivamente, os dois atletas chegaram nas primeiras posições e garantiram, desde logo, a presença nas meias-finais de ambas as categorias.
À procura da segunda medalha olímpica, depois da prata nas olimpíadas de Londres2012, Fernando Pimenta arrancou a participação em Tóquio da melhor maneira. O canoísta, natural de Ponte de Lima, assumiu a liderança da prova logo no início e não a largou até à meta. Assim, o atleta luso terminou no primeiro posto e garantiu o acesso direto às meias-finais da categoria K1 1000.
Na sua quarta participação em Jogos Olímpicos, Teresa Portela também iniciou a sua prestação de forma positiva. Tal como Fernando Pimenta, a atleta nacional conseguiu terminar a eliminatória nas duas primeiras posições e carimbou a passagem às semi-finais. Apenas a chinesa Mengdie Yin foi mais rápida que a canoísta de Esposende, que chegou ao final no segundo lugar.
Depois da entrada com o pé direito, os dois canoístas voltam a entrar nas águas nipónicas já esta terça feira. Teresa Portela disputa a primeira meia-final da categoria K1 200 à 1h30 da madrugada, enquanto Fernando Pimenta tem participação agendada para as 2h. No caso de apuramento para as finais, a atleta de Esposende inicia a prova às 11h30, ao passo que a final de K1 1000 começa pelas 12h13.