Equipa B do Vitória SC foi a única formação do Minho a vencer.

Arrancou, esta sexta-feira, a primeira edição do novo terceiro escalão do futebol português. A disputar a série A estão quatro conjuntos minhotos: as equipas B de Vitória SC e SC Braga, o AD Fafe e o Pevidém SC.

O SC Braga B foi a primeira equipa das quatro a entrar em campo, esta sexta-feira, frente à UD Oliveirense. No Complexo Desportivo de Fão, os bracarenses ainda estiveram em vantagem. Hernâni Infande abriu o ativo, mas os visitantes chegaram à igualdade, por intermédio de Vasco Tavares, ainda antes do descanso. Na segunda metade, a equipa de Oliveira de Azeméis deu a volta no marcador. Ainda assim, graças a um autogolo, os braguistas ainda voltaram a empatar. Contudo, na conversão de uma grande penalidade, Andrezo deu a vitória aos forasteiros nos instantes finais da partida.

Já na manhã de domingo, o Vitória SC B recebeu e bateu o Lusitânia de Lourosa. Os comandados por Moreno assumiram o controlo da partida e chegaram à vantagem no marcador ainda na primeira metade. O avançado Herculano marcou o primeiro tento à passagem dos 29 minutos de jogo. Na segunda metade, os vitorianos ampliaram a diferença no placard dentro do primeiro quarto de hora. Gonçalo Gomes assumiu a marcação de uma grande penalidade e atirou para o fundo das redes adversárias.

Ainda no domingo, o Pevidém SC deslocou-se ao reduto do CDC Montalegre. Depois de na época passada a equipa de João Pedro Coelho ter disputado o acesso ao segundo escalão, a turma minhota entrou na nova temporada com o pé esquerdo. Quando tudo fazia prever que o jogo ia terminar com um nulo no placard, Zack correspondeu a um cruzamento da melhor maneira no último minuto e deu o triunfo aos transmontanos.

Por fim, o AD Fafe subiu ao relvado do São João de Ver. Os fafenses foram os primeiros a marcar, ao minuto 22. Léo Teixeira conduziu o ataque minhoto e, ao segundo poste, Nei finalizou a jogada que deu a vantagem aos visitantes. Apesar do melhor início, a AD Fafe não foi capaz de segurar a vitória na etapa complementar. Após uma desatenção defensiva, o recém entrado Ângelo aproveitou a oportunidade e bateu o guardião Rui Nibra. Desta maneira, o jogo terminou empatado a uma bola.

Na próxima jornada, o Pevidém SC vai receber a AD Sanjoanense, às 17h da próxima sexta-feira, dia 20 de agosto. No mesmo dia, pelas 20h30, Fafe e SC Braga B defrontam-se naquele que vai ser o primeiro dérbi minhoto da nova época. A jornada dois para os minhotos termina às 17h de sábado, dia 21, com a deslocação do Vitória SC ao terreno da UD Oliveirense.