Mister Roland e Rony Fuego vão animar a noite de sábado em Vila Nova de Famalicão, com concertos gratuitos.

O Festival Calça-Ferros realiza-se no dia 21 de agosto, no Parque da Devesa. O evento insere-se na iniciativa “Anima-te”, um programa de animação sociocultural de verão, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Assim, o primeiro artista a subir ao palco é Mister Roland, heterónimo do vimaranense Rolando Ferreira. O músico, que é também membro da banda Paraguaii, vai apresentar “The Great Southern Lights” (2021), o seu terceiro álbum a solo. Este disco é o culminar de uma longa viagem que passou pelos Estados Unidos, pela pandemia e pelo dessossego de um artista cada vez mais respeitado pela crítica.

Por último, Ronny Fuego, nome artístico do angolano Ronilson Nazala, é quem vai fechar o festival. A sua música é uma mistura entre hip-hop, kuduro, trap e afrobeats e reflete a diversidade de géneros musicais que ouve desde criança. O rapper tem cerca de 182 mil ouvintes mensais no Spotify e soma mais de 11 milhões de visualizações no seu canal do YouTube.

Para além do Festival Calça-Ferros, o palco do “Anima-te” recebe ainda, no dia 22 de agosto, o duo experimental formado por Daniel Martinho e Eliana Veríssimo. Os músicos pretendem transportar o público por diferentes paisagens e dimensões sonoras, através da desconstrução e sobreposição de camadas de som. O concerto está englobado no projeto Germinal 2021 do Cão Danado, no qual promove e amplifica parcerias e coproduções.

Tanto no sábado como no domingo, os concertos têm início pelas 19h00 e decorrem junto ao lago do Parque da Devesa. Apesar de serem de entrada gratuita, é necessário o levantamento dos bilhetes no local do evento, durante as duas horas anteriores aos espetáculos. Podem ser levantados até seis ingressos por pessoa. O recinto tem capacidade para receber cerca de 880 espetadores, cumprindo todas as regras de segurança.