Dylan Rhodes O’Brien completa esta quinta-feira, dia 26 de agosto, o seu 30º aniversário. O ator norte-americano é conhecido pela icónica personagem Stiles Stilinski da série adolescente Teen Wolf (2011-2017). Para além de Stiles, Dylan deu vida a Thomas na trilogia de filmes Maze Runner (2014-2018).

O ator nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e desde cedo seguiu os passos do pai, Patrick O’Brien, um cinegrafista conceituado. Em criança, Dylan fazia pequenos vídeos com a sua câmara e na sua adolescência criou um canal no YouTube onde publicava vídeos cómicos, sendo que um deles se tornou viral. O artista formou-se, em 2009, na Mira Costa High School e acabou por se mudar para Los Angeles para ingressar na área da representação.

Desta forma, O’Brien foi participando em pequenos trabalhos e realizando os seus próprios projetos, mas a sua grande oportunidade surgiu aos vinte anos, em 2011, para interpretar Scott McCall, o protagonista, na série Teen Wolf. Assim, foi a partir da sua performance na série televisiva de lobisomens que o ator ganhou reconhecimento, porém como Stiles Stilinski e não como a personagem Scott. Durante as audições, Dylan disse aos produtores que se identificava mais com Stiles. Esta personagem tinha um lado mais cómico, desastrado e era a mais acarinhada pelos fãs, fazendo dele “o protagonista” da série da MTV. A série norte-americana teve tanto sucesso que, mesmo depois de ter sido terminada, os fãs continuam a exigir novas temporadas com o ator.

Por extensão, o sucesso na série adolescente deu-lhe uma visibilidade enorme e trouxe ao ator imensas oportunidades para novos projetos. Assim, estreou-se nos grandes ecrãs em 2011 no filme High Road e no ano seguinte protagonizou, conjuntamente com Britt Robertson, a longa-metragem A Primeira Vez. Em 2013, atuou ao lado de Vince Vaughn e Owen Wilson na comédia americana Os Estagiários. Dylan interpretava a personagem Stuart Twombly, um nerd de informática que estava num estágio da Google e acabou por se juntar ao grupo de Nick Campbell (Owen Wilson) e Billy McMahon (Vince Vaughn).

Adicionando à lista de projetos bem-sucedidos de Dylan, conta-se o protagonismo na trilogia de filmes Maze Runner, onde interpretava Thomas. Durante as gravações do terceiro filme da saga, o ator sofreu um acidente gravíssimo que levou ao adiamento do mesmo e o obrigou a parar todos os projetos no qual estava envolvido. Contudo, mal regressou ao trabalho, terminou as gravações de Maze Runner: A Cura Mortal (2018), de Teen Wolf e do filme Assassino Americano (2017). Neste último, vestiu a pele de Mitch Rapp, um jovem que procurava vingança pelo assassinato da sua noiva e que acaba por ser recrutado e treinado pela CIA.

Em 2018, deu voz a Bumblebee na obra cinematográfica com o mesmo nome e, em 2019, participou na série Weird City. No ano seguinte entrou na produção de cinema Amor e Monstros, nomeado para o Óscar de Melhores Efeitos Visuais e atuou no filme FlashBack ao lado da atriz Maika Monroe. Ainda, este ano, Dylan foi um dos protagonistas do filme de ação Infinite, a par de Mark Wahlberg.

Dos quase vinte prémios aos quais foi indicado pelas suas performances em diversos projetos, Dylan só não saiu vitorioso em cinco. O seu talento conquistou imensos prémios nos Teen Choice Awards, MTV Movie Awards e Young Hollywood Awards.

Para além disso, O’Brien passa dos grandes ecrãs ao conforto de um banco de três pernas, onde utiliza duas baquetas de madeira para fazer música. O ator é, também, baterista e sobe aos palcos em nome da banda Slow Kids At Play, onde toca oficialmente.

Dono do coração das adolescentes de todo o mundo, Dylan O’Brien aparenta ter um futuro brilhante no mundo de Hollywood. As habilidades do ator já deram frutos e conta já com mais de três dezenas de projetos na área do cinema e da televisão.