Maria Halle Berry comemora este sábado, dia 14 de agosto, o seu 55º aniversário. A atriz norte-americana é conhecida por interpretar a personagem Tempestade na saga de filmes do X-Men. Tornou-se, ainda, a primeira mulher negra a receber o Óscar de Melhor Atriz pela obra cinematográfica Monster’s Ball – Depois do Ódio (2001).

Halle Berry nasceu em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos e é filha da britânica Judith Hawkins e do afro-americano Jerome Jesse Berry. Após o divórcio dos pais aos 4 anos de idade, a atriz ficou sem qualquer contacto com o pai, tendo sido criada exclusivamente pela mãe.

Antes de ingressar pela área da representação, a atriz participou em bastantes concursos de beleza tendo vencido o Miss Teen All-American, em 1985, e o Miss Ohio USA, em 1986. Ainda em 1986, acabou o concurso Miss USA em segundo lugar e tornou-se a primeira afro-americana a disputar o título de Miss Mundo pelo seu país, ficando em sexto lugar na competição. Para além dos concursos, Halle formou-se, também, em jornalismo no Cuyahoga Community College, em Ohio. Contudo, nunca exerceu a profissão. Fora dos grandes ecrãs de Hollywood, a atriz é embaixadora da marca de produtos cosméticos Revlon.

Foi no filme A Febre da Selva (1991) que a atriz iniciou a sua carreira na representação. Porém, apenas ganhou reconhecimento com a personagem de Angela Lewis na produção cinematográfica O Príncipe das Mulheres (1992), atuando ao lado de Eddie Murphy. Para além disso, foi antagonista no filme Os Flintstones (1994) e protagonizou a longa-metragem Porque o Amor Enlouquece (1998).

Mais tarde, entre os anos 2000 e 2014, interpretou uma das suas mais famosas personagens – Tempestade na saga de filmes do X-Men. Assim, representou em conjunto com Hugh Jackman, Patrick Stewart, Ian McKellen, entre outros. Em 2003, atuou na personagem de Bond Girl, com Pierce Brosnan como James Bond, na produção 007 – Morre Noutro Dia. Adicionalmente, participou como atriz coadjuvante nos grandes filmes: Kingsman: O Círculo Dourado (2017) e John Wick 3 (2019).

À parte da extensa lista de obras cinematográficas e de projetos nos quais participou enquanto atriz, Halle Berry realizou, este ano, o filme Bruised. Por extensão, a obra cinematográfica conta com a sua própria participação como protagonista, ao lado de Shamier Anderson e Adan Canto. A atriz norte-americana tem já dois filmes confirmados para o próximo ano, sendo eles: Moonfall e o terceiro filme da saga Kingsman.

Como todo o talento é recompensado, o mesmo teria de acontecer com Halle que se sagrou vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme (2000), do Emmy Award de Melhor Atriz Principal em Minissérie ou filme para TV (2000) e do Óscar de Melhor Atriz (2002). Para além destes grandes prémios, a atriz foi ainda nomeada para mais e saiu vencedora de muitos outros.

A vasta e excelente lista de trabalhos não para de crescer e a cada projeto realizado Halle Berry não deixa de surpreender. Com três décadas de carreira, a atriz mostra que é possível manter a competência e arrecadar sempre mais prémios à estante.