Lea Michele Sarfati completa este domingo, 29 de agosto, 35 anos. A atriz e cantora é mais conhecida por interpretar a enérgica Rachel Berry na icónica série Glee (2009-2015). Para além disso, a atriz deu vida à psicótica Hester Ulrich, ou Chanel #6, na série de comédia e terror da Fox Scream Queens (2015-2016) com Emma Roberts.

Nascida e criada em Nova Iorque rapidamente começou a trabalhar no mundo do espetáculo. Michele fez parte do elenco original do musical Les Misérables, com apenas 8 anos, onde tinha o papel de Cosette, umas das personagens principais.  A atriz fez ainda parte de inúmeros musicais como Ragtime e Fiddler on the Roof.

A atriz também teve o papel de protagonista no musical de rock Spring Awakening, vencedor de um Tony em 2007. Lea acabou por ser nomeada pela sua performance ao prémio Drama Desk Award. Desta forma, este projeto acabou por ser um ponto viragem na sua carreira, mudando-se para Los Angeles tendo em vista tentar entrar no mundo da televisão em Hollywood.

Apesar de uma grande carreira na Broadway, acabou por ser rejeitada em várias produções – até mesmo na Disney.  Só em 2008, Ryan Murphy, diretor da série Glee, convidou-a para participar nas audições para o papel que a viria a tornar  famosa – Rachel Berry. Lea conquistou-o logo devido ao seu talento para atuação e canto, mas também devido às suas semelhanças com a personagem.

Sem dúvida, a participação da artista na série catapultou Lea Michele para o estrelato com milhares de fãs por todo o mundo. Este sucesso veio acompanhado por várias indicações aos maiores prémios da indústria como os Globo de Ouro, Emmys e SAG Awards. Para além disso, a atriz recebeu o prémio Satellite Award em 2009 pela sua prestação em Glee.

Além disso, teve a sua estreia no cinema em 2011 na comédia romântica Ano Novo, Vida Nova! que foi dirigida por Garry Marshall. Lea Michele participou ao lado de estrelas como Jessica Parker, Sarah Paulson e Zac Efron. O filme faz parte da trilogia do diretor de filmes românticos situados num dia comemorativo – Dia dos Namorados (2010) e Um Dia de Mãe (2016).

Em 2010, foi incluída na revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes e ainda em dezembro, do mesmo ano, foi a primeira pessoa a receber o prémio Triple Threat Award pela Billboard (atuação, canto e dança).  Após isto, Lea entrou no mundo da música ao lançar o seu primeiro single Cannonball em 2013 que atingiu o topo em 38 países no iTunes. Posteriormente, lançou o seu primeiro álbum Louder em 2014, o segundo álbum, Places, em 2017 e mais recentemente Christmas in the City em 2019.

A atriz também se juntou à PETA no combate ao fim da exploração animal. No ano de 2011, lançaram uma campanha para acabar com as carruagens puxadas a cavalo na sua cidade natal: Nova Iorque. O trabalho filantrópico da atriz também se estende na campanha de tributo para as vítimas do ataque na discoteca LGBTQ+ Pulse no ano de 2016, ao partilhar histórias das vítimas do atentado.

Recentemente, fez parte da série The Mayor (2017-2018) junto com Brandon Micheal Hall. O último projeto da atriz foi o drama-romântico Same Time, Next Christmas dirigido por Stephen Herek lançado a 5 de dezembro de 2019.

Lea Michele sintetiza talento e dedicação num só corpo. A atriz relembra a todos que o trabalho árduo e as constantes lutas pelo sucesso podem trazer uma enorme concretização.