Samuel Henry John Worthington, mais conhecido por apenas Sam Worthington, completa esta segunda-feira, 2 de agosto os seus 45 anos. O famoso ator inglês já conta com mais de 20 anos de carreira, caracterizada por diversas modalidades de papéis.
Worthington nasceu em Inglaterra e mudou-se para a Austrália com seis meses de idade. O ator abandonou os estudos aos 17 anos e começou a trabalhar na construção. O artista não pensava em fama e dinheiro, mas a certa altura percebeu que não queria trabalhar como pedreiro para sempre e decidiu tentar algo diferente. Por extensão, aos 19 anos, realizou o teste para o National Institute of Dramatic Art (NIDA) e foi aprovado, beneficiando de uma bolsa de estudos.
Aos 22 anos de idade, após terminar o curso em Artes Dramáticas no NIDA, Worthington trabalhou numa produção teatral O Beijo de Judas, de David Hare e recebeu boas críticas locais. Posteriormente, passou a participar em várias longa-metragens e séries de televisão australianas, tais como Dança, Paixão e Fama (2000). Para além disso, desempenhou papéis principais em produções como Jogo Sujo (2002), Entrando na Linha (2003), Somersault (2004) e numa interpretação contemporânea de Macbeth (2006).
No início do século XXI, Worthington foi nomeado para o prémio de Melhor Ator pelo Australian Film Institute graças à sua performance em Dança, Paixão e Fama (2000). Contudo, foi apenas quatro anos depois que o ator venceu na mesma categoria pelo seu papel em Somersault (2004).
Sam teve a oportunidade de interpretar alguns papéis menores, como Em Defesa da Honra (2002), A Matter of Life (2001) e Entrando na Linha (2003). O ator também ficou bastante conhecido na Austrália ao dar vida a Howard na renomada série de televisão australiana Love My Way (2004).
Aos 30 anos de idade, Worthington mudou de vida. Desta forma, o ator vendeu tudo que possuía e passou a viver num carro por um período de tempo. Após ser bem-sucedido na audição para Avatar, Sam encontrou um lugar para morar. A sua carreira internacional começou com um conjunto de pequenos papéis em produções de Hollywood, como Em Defesa da Honra (2002) e O Resgaste dos “Soldados Fantasma” (2005). Além disso, Sam estava entre a lista de atores considerados para atuar como James Bond no filme 007:Casino Royale (2006).
Sam alcançou a fama internacional ao participar em Avatar (2009) e em Exterminador Implacável – A Salvação (2009). O ator interpretou, ainda, os filmes Confronto de Titãs (2010), A Dívida (2010), The Killing Fields – O Campo da Morte (2011), Um Homem no Limite (2012) e Fúria de Titãs (2012). Ainda, Sam Worthington cedeu a voz para os videojogos de Call of Duty: Black Ops.
Sam Worthington pode não ser o ator mais famoso e mais falado, porém, a sua presença em algumas obras cinematográficas reflete o quão brilhantes são as suas performances. O ator segue numa carreira firme que não dá sinais de parar tão cedo, tendo participação garantida em futuros projetos, como as sequelas do Avatar.