Com início a 6 de agosto, a primeira fase de candidaturas conta com 52 mil vagas.

Todos os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior através da primeira fase do concurso nacional de acesso, que se iniciou há duas semanas, têm até ao final desta sexta-feira para o fazerem. Esta fase conta com 52.242 vagas e os resultados serão divulgados a 27 de setembro.

Os alunos que terminaram o secundário podem selecionar a sua futura área de formação de entre uma lista de opções que conta com mais de 1000 cursos de universidades e politécnicos em todo o território nacional. Pelo sexto ano consecutivo, o número de lugares disponíveis para o próximo ano letivo cresceu, após o ano letivo 2020/2021 ter verificado o maior número de candidatos dos últimos 20 anos. Os estabelecimentos de ensino superior de Lisboa e do Porto garantem perto de metade do total de vagas e contam com o maior reforço com mais de 200 vagas adicionais, em comparação com o ano passado, só nas universidades do Porto e na Nova de Lisboa.

Também a Universidade de Aveiro apresenta um aumento similar, à conta de três dos 17 cursos que virão a estar disponíveis no próximo ano e que espelham, em particular, a aposta nas tecnologias. Ainda, regista-se um crescimento generalizado de 3% nas áreas digitais, principalmente nas instituições situadas em zonas menos habitadas, onde o acréscimo foi de 3,4% nestes cursos e 2% na generalidade da oferta.

Um número recorde de candidaturas foi anotado no ano anterior, com 62.675 estudantes a candidatarem-se à primeira fase do concurso nacional de acesso – o maior número dos últimos 25 anos. Em resposta, o Governo reforçou, excecionalmente, o número de vagas, uma hipótese, que para já, não está em cima da mesa, porém o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino superior não recusa, “caso circunstâncias excecionais idênticas às do ano transato o voltem a exigir”.

Tal como nos últimos anos, a candidatura é feita online, através do site ‘site’ da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt), onde também se pode pedir a senha necessária para proceder à candidatura ao ensino superior. Para além disso, nesta página é possível consultar toda a informação disponível sobre os cursos, as vagas e as condições de acesso.