Quatro anos depois do aclamado Melodrama (2017), o terceiro álbum de estúdio da cantora Lorde foi lançado esta sexta-feira. Produzido pela própria e Jack Antonoff, Solar Power distingue-se dos anteriores projetos. O álbum conta com 12 faixas com fortes inspirações na natureza e bem-estar.
Ao contrário do álbum de estreia, Pure Heroine (2013) e Melodrama, este é certamente o mais orgânico de todos eles. Lorde decide deixar os instrumentos digitais tão característicos e em vez disso utilizar sons mais naturais. Para além disso, Solar Power certamente foi feito com o intuito de ser ouvido de início ao fim, pois lentamente vai revelando mais e mais o porquê da mudança drástica.
“The Path” abre o álbum – e da melhor forma. A faixa assenta bem o novo estilo musical que a cantora da Nova Zelândia vai seguir – suaves e leves melodias pop. Reflete, então, o crescimento da artista e encontra esperança no sol para o seu futuro “I just hope the sun will show us the path”.
De seguida, “Solar Power”, o primeiro single lançado, é sem dúvida a música do verão de 2021. Descontraída e entusiasmada que a estação quente tenha chegado, celebra a vida. Lorde deixa as preocupações para o passado e pergunta ao ouvinte se vem embarcar com ela nesta nova jornada “It´s a new state of mind / Are you comming, my baby?”. Esta nova mentalidade de Lorde comprova-se com ter atirado o telemóvel para o mar, onde brinca com o facto de não poderem conectar com ela.
Podemos também ver esta mudança noutras faixas como “California” e “Mood Ring”. “California” é uma despedida do Estado americano tão famoso por ser essencialmente o berço do culto das celebridades, excessos e a preocupação com as aparências. Lorde confessa o seu cansaço desse ambiante e regressa às suas raízes- “Goodbye to all the bottles, all the models / Bye to the kids in the lines for the new Supreme”.
Já em “Mood Ring”, o terceiro single lançado, Lorde aposta na sátira. Também com sons delicados, a artista canta sobre a cultura do bem-estar atual e como, na verdade, não é o que parece. Baseada nos icónicos anéis que mudam de cor consoante a temperatura corporal, interpreta o papel de uma pessoa que se tenta conectar emocionalmente e espiritualmente neste mundo moderno. Cheia de trocadilhos e metáforas, liricamente, Lorde nunca desilude.
Outro destaque do álbum é “Secrets from a Girl (Who`s Seen it All)”. Sem dúvida, a mais emocionante e, talvez, a que se assemelha mais aos projetos anteriores. A sexta canção é sobre o seu crescimento. Lorde está nos olhos do público quase desde os quinze anos. Agora, com 24, responde às dúvidas que tinha quando era mais nova. Esta também toca num tema importante para a cantora, que foi o falecimento do seu cão Pearl – a mágoa (“’Member what you thought was grief before you got the call?”). Apesar de tocar em temas fortes e bastante pessoais, sonoramente mantém o mesmo registo descontraído de melodia de verão.
Essencialmente, Solar Power é um álbum cheio de segredos. Cada música revela mais o porquê desta transição de Lorde. Apesar dos ritmos e melodias serem diferentes, continua a mesma artista fenomenal. Lorde descobre o sítio onde o sol brilha mais e quer que o ouvinte se junte a ela.
Álbum: Solar Power
Artista: Lorde
Editora: Universal Music New Zealand Limited
Data de Lançamento: 20 de agosto de 2021