Os concertos são desenvolvidos no âmbito do programa "Sons do Noroeste".
Os espetáculos desenrolam-se no dia 29 de agosto, no Altice Forum Braga, e surgem associados ao programa dedicado às sonoridades da música luso-galaica. De acordo com a organização da iniciativa, “Sons do Noroeste” reflete o trabalho desenvolvido por 12 municípios do Alto Minho, que envolveu 11 coros musicais, 14 espetáculos, 33 oficinas de escrita e 13 novos arranjos.
O primeiro concerto é marcado por Uxía e inicia-se às 18h00. Também neste espetáculo, os Coros do Minho apresentam um trabalho produzido juntamente com o Projeto Cardo. O Ideal Clube de Fado, criado pelo trio galego Fransy, Davide e Cibrán, abrem o segundo espetáculos pelas 21h00. De seguida, decorre a atuação de Camané.
O “Sons do Noroeste” está inserido no Encontro Luso-Galaico, uma iniciativa de programação e intervenção cultural no território minhoto que se iniciou com o ciclo “Trobadores & Soldadeiras”, elaborada pelo Projeto Cardo e pelo Ideal Clube de Fado. Como encerramento do projeto, o Encontro Luso-Galaico vai lançar um livro/CD com um conjunto de músicas dos cancioneiros galego-portugueses e dos fados escritos nas oficinas desenvolvidas nos municípios do Alto Minho e de Braga.
Os espetáculos são gratuitos, mas o Grande Auditório tem lotação limitada. As pessoas devem levantar o ingresso para os concertos na bilheteira do Altice Forum Braga e podem reservá-los através do email bilheteira@encontrolusogalaico.pt.