Márcio Pinto e Catarina Anacleto juntam-se numa dupla invulgar para ressuscitar o “trovador da liberdade”.

Esta sexta-feira, pelas 22h00, Márcio Pinto e Catarina Anacleto vão formar uma junção peculiar num Tributo a Zeca Afonso. Na Capelo do Espírito Santo, em Paredes de Coura, os dois artistas vão atuar, juntando uma marimba e um violoncelo, neste que é o fim de semana dedicado à música clássica. O concerto insere-se no Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura.

Márcio e Catarina vão reinterpretar as músicas que marcam Zeca Afonso na cultura portuguesa e que lhe deram reconhecimento como “trovador da liberdade”. O compositor e cantor é conhecido por dar voz aos portugueses naquele que foi o dia que marcou a Independência de Portugal.

Juntamente com esta interpretação, o Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, que se desenrola durante três dias, conta com a música brasileira do século XX, através do concerto de guitarra clássica de Heder Dias. O projeto do guitarrista “Música Brasileira para Guitarra” remete para a importância do instrumento no século XX no Brasil, fazendo referência a compositores de renome como Heitor Villa-Lobos e Radamés Gnattali.

Nesta iniciativa, os espectadores podem assistir ao concerto “100 Anos de Piazzolla”, uma cerimónia feita pela Viana D’arcus Ensemble para comemorar o centenário do nascimento do compositor Astor Piazzolla. O bandoneonista argentino é conhecido pela sua inovação que junta a adrenalina do tango tradicional com um toque especial de jazz e música clássica.

Esta sexta-feira, pelas 21h00, também vai haver um momento dedicado aos Carrinhos de Rolamentos, no percurso compreendido entre a descida da estrada de Sequeirô e a Avenida de Cenon. Quanto ao sábado, dia 28 de agosto, a primeira Feira Mensal de Velharias e Usados toma lugar no Largo Hintze Ribeiro. O objetivo deste evento é valorizar o caseiro e reutilizar o não usado, para dar espaço a novos objetos, beneficiando o comércio local. Esta feira, com o mote “Venda o que não precisa, compre o que precisa”, está agendada também para este sábado e para os dias 25 de setembro e 23 de outubro. Todas as compras e vendas vão ser realizadas no Largo Hintze Ribeiro.

De forma mais específica, a programação do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Couro diz respeito aos dias 27, 28 e 29 de agosto. O primeiro dia do evento começará com um Workshop de Consciência Corporal na Música Vocal, com Paula Cobián e Vítor Lima, das 9h30 às 16h30 na Caixa da Música. Às 22h, encerra-se o primeiro painel com o Tributo a Zeca Afonso, um espetáculo de Márcio Pinto e Catarina Anacleto, na Capela do Espírito Santo.

No sábado, dia 29 de agosto, o programa das 9h30 às 16h30 repete-se. O segundo dia termina com a performance de Heder Dias, na Capela do Espírito Santo, com o projeto “Música Brasileira para Guitarra”.

O último dia começa com uma caminhada acompanhada pela Ori-Coura, cujo ponto de encontro é o Largo Visconde de Mozelos. O fim de semana Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura termina com o espetáculo “100 Anos de Piazzolla” uma obra de Viana D’arcus Ensemble, também na Capela do Espírito Santo. A entrada para este fim de semana é gratuita e limitada à lotação dos espaços.

O Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura consiste numa iniciativa do Município de Paredes de Couro com o objetivo de trazer à vila minhota a viagem até ao universo, onde música clássica, jazz e tradicional se juntam em harmonia. O projeto que conta com a parceria da Associação Cultural LANDRA e a Associação Porta-Jazz, desenvolvida no âmbito da candidatura Programação Cultural em Rede – Património Cultural.