Vimaranenses sofreram, mas conseguiram segurar o resultado até ao apito final.

O Vitória SC deslocou-se, este domingo, ao Estádio Pina Manique para defrontar o Casa Pia AC. A partida a contar para a segunda fase do apuramento para a fase de grupos da Allianz Cup revelou-se equilibrada e terminou da melhor forma para os minhotos, que venceram pela margem mínima.

O apito do árbitro soou pela primeira vez e os vimaranenses começaram a assumir a posse de bola logo nos primeiros momentos do jogo. Aos quatro minutos, depois de um cruzamento de Rochinha, Bruno Duarte cabeceou em direção à baliza mas o guarda-redes adversário correspondeu da melhor forma, evitando o golo da formação do Minho.

O Vitória SC continuou a insistir e um minuto depois conquistou um livre direto a seu favor. No entanto a bola não levou a melhor direção e passou ao lado do alvo. Apesar de não acertar na finalização, a formação de Pepa mostrou-se mais ameaçadora nos momentos iniciais do encontro. Aos dez minutos, a equipa da casa tentou reagir ao domínio dos minhotos e uma jogada bem construída acabou num cruzamento perigoso. Porém, João Vieira não chegou a tempo de tentar a finalização.

O Casa Pia não desistiu à primeira e, aos doze minutos, voltou a tentar a sorte, levando mais uma vez perigo à baliza vimaranense. Lucas encontrou espaço para rematar mas o esférico passou a centímetros do poste direito da baliza do Vitória SC. Com cerca de um quarto de hora jogado, as oportunidades estavam bem distribuídas pelas duas equipas que iam acusando falta de eficácia no momento de converter.

Apesar da intensidade que se fazia notar, só ao minuto 26 é que a bola fez abanar as redes da baliza do Casa Pia. Bruno Duarte, com um remate cruzado, inaugurou o marcador para a felicidade dos adeptos vitorianos, que se fizeram ouvir no Estádio Pina Manique. Nos minutos seguintes, a turma liderada por Filipe Martins respondeu, na tentativa de marcar um golo que reestabelecesse o empate. Mas a organização defensiva do Vitória SC, em conjunto com as intervenções assertivas do guarda-redes Matous Trmal, contribuíram para a partida seguir para intervalo com o 0-1 no marcador.

No regresso para a segunda parte, o jogo continuou equilibrado e, a princípio, sem grandes jogadas de perigo para nenhuma das equipas. Os minhotos controlaram o jogo a meio-campo e responderam da melhor forma às tentativas de golo do adversário. No entanto, ao minuto 73, a expulsão de Rochinha por acumulação de amarelos, acabou por impactar a solidez da formação vitoriana, que ficou visivelmente mais frágil.

O Vitória SC ainda conseguiu criar algumas oportunidades, mas a partir do minuto 80, o Casa Pia passou a dominar o jogo quase na totalidade. Nos minutos de desconto, a equipa da casa criou várias oportunidades para faturar, mas nenhum dos avançados conseguiu aproveitar da melhor maneira as jogadas criadas para fazer o golo do empate. A falta de eficácia da formação lisboeta acabou por determinar a vitória do clube do Minho, apesar dos vários sustos nos momentos finais da partida.

Com este resultado, o Vitória SC conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Allianz Cup. No próximo domingo, os minhotos recebem o Portimonense SC, no Estádio D. Afonso Henriques, numa partida a contar para a jornada inaugural da Liga Bwin 2021/22.