Segunda parte forte da equipa visitante foi decisiva para o desfecho da partida.

Na primeira jornada do Campeonato Placard Andebol 1, o ABC/UMinho recebeu o ADA Maia. Na primeira parte, a equipa da casa foi superior, mas no segundo tempo caiu de rendimento e acabou derrotada por 22-30.

Os minhotos entraram melhor na partida e, aos nove minutos, estavam por cima do marcador com quatro golos de diferença (7-3). Porém, o ABC foi perdendo eficácia mostrada até então e o ADA reduziu para 7-6, aos 15 minutos. A formação da Maia era coesa no momento defensivo, mas acumulou erros ofensivos que permitiram aos bracarenses, em transições rápidas, chegar ao parcial de 10-7, aos 20 minutos.

Pouco tempo depois, o jogo tornou-se mais equilibrado e, aos 25 minutos, verificava-se um empate a 11 no marcador. No entanto, os braguistas recuperaram a liderança perto do final do primeiro tempo e saíram para o intervalo a vencer por 13-12.

Na segunda parte, as equipas impuseram um ritmo mais intenso. Os minhotos tiveram várias perdas de bola, o que contribuiu para a superioridade dos maiatos. A turma visitante chegou, assim, à igualdade a 16 golos aos 36 minutos e, aos 39, passou para a frente do marcador, pela primeira vez na partida (17-18).

A turma minhota acusava falta de frescura física e Jorge Rito efetuou várias mudanças na equipa, por gestão. O ADA aproveitou esse mesmo fator e, aos 50 minutos, já vencia por sete golos de diferença (18-25).

Posto isto, Jorge rito voltou a colocar o sete inicial, contudo, o ADA Maia continuou superior e alargou a vantagem no marcador para nove golos (21-30), aos 58 minutos. Os bracarenses ainda marcaram o último golo da partida, que fixou o resultado final de 22-30.

Com esta derrota caseira, o ABC/UMinho entra com o pé esquerdo no Campeonato Placard Andebol 1 2021/22. Para a próxima jornada, a turma minhota desloca-se ao terreno do Artística de Avanca, partida agendada para o próximo sábado.