As folhas caem e começamos a preparar-nos para a primavera. No entanto, a cultura continua a ecoar nos meses outonais. Ao cheiro de castanhas, que se avizinha, aproveitemos as propostas dos diversos concelhos. Sendo assim, o Cartaz deste mês dá-lhe a conhecer um conjunto de sugestões culturais da região do Minho e Alto Minho.

Braga L!vre – Braga

Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, o Altice Fórum de Braga recebe o Festival Braga L!vre. “Ainda com o calor a fazer-se sentir, Braga sai à rua para dançar, conviver em segurança, apoiar e ouvir alguns dos melhores artistas nacionais”, adiantam os organizadores.

No primeiro dia do festival, é a vez de Freskitos, Temudo, Cravo, Caroline Lethô, Vivax, Valody e Maria Gallapez atuarem. No dia 2 de outubro, Rui Vargas, Diana Oliveira, Yen Sung, Funkamente, Tiago Carvalho, Terzi, King Fu e Catarina Silva sobem ao palco. Por fim, dia 3 de outubro, entram em cena Moullinex, Da Chick, Whosputo, Klin Klop, Miguel Rendeiro, Soundprofile e Miguel Nery.

 

Braga L!vre / Facebook

VianaCon: Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos – Viana do Castelo

Nos próximos dias 2 e 3 de outubro, a ArtMatriz – Associação Cultural e Artística traz a Viana do Castelo mais uma edição da VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos. A VianaCon define-se como “um encontro para todas as idades, onde o público poderá passar horas agradáveis a jogar os mais diferentes tipos de jogos”. Além da disposição de centenas de jogos para os visitantes experimentarem, a edição 2021 da VianaCon traz consigo “um conjunto de palestras, workshops, torneios, concursos, apresentação de novos jogos e, nas palavras da organização, muitas surpresas!”.

No dia 2 de outubro, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe um torneio de Catan, às 10h30. Durante a tarde, tem lugar a palestra sobre “Game Design”, às 15h00. Com Micael Sousa como moderador, Orlando Sá, José Carlos Santos e Luís Costa (Rôla e Costa) irão debater o tema. Às 16h00, é dinamizado o workshop “Técnicas Básicas de Construção com Peças Lego”.

Segue-se uma palestra em torno da “Realidade Aumentada”, com Marco Silva, Microsoft Adviser (17h00). Uma hora mais tarde, dá-se o segundo workshop da iniciativa, desta vez sobre a Ilustração. Já esgotado, segue-se o workshop “Planeamento Urbano, através dos Jogos de Tabuleiro”, com Micael Sousa, investigador da Universidade de Coimbra. No entanto, quem tiver interesse tem uma segunda oportunidade, no segundo dia da iniciativa (3 de outubro, às 10 horas). Por fim, ainda no dia 2 de outubro, os participantes são convidados para uma after party, no DCB – Double Concept Bar.

O segundo torneio da VianaCon é de Carcassonne, no dia 3 de outubro, às 10h30. À mesma hora, dá-se o workshop de “Design de Jogos de Tabuleiro: Uma abordagem prática”, com André Santos/Pedro Kerouac. Por volta das 15h00, tem lugar o workshop “Iniciação à pintura de Miniaturas”, com Nuno Castilho. Às 17h00, Patrícia Oliveira (Carta Mágica), Marlene Cunha (Salta da Caixa) e Diana Silva (A Jogar é que a Gente se Entende) discutem o papel das mulheres nos jogos de tabuleiros.  Por fim, dá-se um sorteio de jogos.

VianaCon / Site Oficial

Matéria Urgente – Braga

A partir de outubro, “Braga mete a Matéria em dia”.  A promotora gig.ROCKS!, em parceria com o Barhaus, inicia, assim, o Módulo I com Sunflowers, The Vaults, Mira Quebec, Cosmic Mass, O Manipulador e Gumba Lumba Fest. Todas as quinta feiras e domingos, a Matéria Urgente promete dar palco a talentos emergentes.

No dia 7 de outubro, os Sunflowers dão o “tiro de partida” ao ciclo de espetáculos. “Com uma estética low-fi e premente de influências que nos levam ao início do novo milénio”, The Vaults, “a mais recente colheita a brotar da bucólica paisagem minhota”, trazem “a maior confusão das suas vidas”, a 14 de outubro.

Dia 17 de outubro, matasse a saudade de “uma matiné domingueira”, com José Pedro Caldas e a sua Garrincha. No dia 21 de outubro, acelera-se “pela neo galáxia dos Cosmic Mass, com a apresentação de Alienation”. Manuel Molarinho, O Manipulador, chega a 28 de outubro, para apresentar o seu quarto álbum, Doppler. A atuar no dia 31 de outubro, os Gator,  The Alligator decidiram convidar a palco El Señor, Mike Vhiles e Big Summer – Guma Lumba Fest -, para “o ponto mais rock da rentrée”.

Matéria Urgente / Facebook

Estranhões e Bizarrocos – Melgaço, Valença, Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira

No mês de outubro, a Associação Comédias do Minho volta a presentear as gentes do Alto Minho, com a “companhia de Estranhões e Bizarrocos e outros seres sem exemplo”. No espetáculo de Joana Providência, as palavras do escritor angolano José Eduardo Agualusa prometem “permitir-nos ler e escrever o mundo interior das crianças e o mundo em que elas se movimentam, num tempo só por elas habitado, no qual todas as coisas duram para sempre”.

Desta forma, na Casa da Cultura de Melgaço (9 de outubro); no Auditório da Escola EB 2,3 / Secundária Muralhas do Minho Valença (30 de outubro); no Cine Teatro João Verde em Monção (6 de novembro); no Centro Cultural de Paredes de Coura (21 de novembro); e no Auditório do Fórum Cultural de Cerveira (27 de novembro) “vamos voar para O País dos Contrários, conhecer O pai que se tornou mãe e ouvir contar a história d’ O primeiro pirilampo do mundo”.

Comédias do Minho / Site Oficial

Ronda das Artes – Guimarães

No início do mês de setembro, já se anunciava um evento que iria pôr “a descoberto ateliers, salas de ensaio, estúdios de gravação, palcos, auditórios e bastidores ao público”. Assim, “permitiria dar a “conhecer o que leva os artistas a apresentarem as suas obras, os métodos que utilizam e que condições têm para a criação”. O projeto Ronda das Artes cumpriu o anúncio. Quatro rondas, quatro domingos diferentes, mais de 15 espaços culturais a visitar, “com artistas e responsáveis desses abrigos”, que prometem colocar a magia das artes a descoberto.

A primeira ronda, dia 10 de outubro, será feita de autocarro. Os aventureiros terão a oportunidade de visitar o espaço de produção artesanal Dartecor, em Moreira de Cónegos, o Centro e Laboratório Artístico de Vermil e os Espaços Criativos, em Britos. Haverá, ainda, espaço para o encontro com os artistas Rafael Oliveira e a Associação Astronauta

No dia 17 de outubro, é a vez do Atelier da Madroa, da Oficina, do Centro Cultural de Vila Flor, do estúdio Alfaiate, da Sala 141 e do contacto com Mister Roland. Já no dia 24 de outubro, dá-se espaço ao cinema. Reserva-se uma passagem pelo Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura e pela Cantina. Desta vez, o público pode conhecer a produtora Bando à Parte, o artista Pedro Bastos, o músico Manuel de Oliveira e a promotora Discos de Platão.

Por fim, dia 31 de outubro, o percurso fica marcado pela visita ao CAE São Mamede, à Associação Convívio, ao CAR – Círculo de Arte e Recreio, às editoras Revolve e Elephant. Para além disso, terão paragem obrigatória lado a lado do baterista Mário Gonçalves e da artista Milu Salgado.

Associação Astronauta / Site Oficial

Close – up: 6º episódio do Observatório de Cinema – Vila Nova de Famalicão

O sexto episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão correrá de 16 a 23 de outubro. A Casa das Artes receberá de braços abertos a exposição Manoel de Oliveira, A Comunidade e os filmes-concerto das obras Manoel, pelos Sensible Soccers, e Metropolis, pelo pianista Filipe Raposo.

Nas “paisagens temáticas” podemos contar com “66 Cinemas” (2016) de Philipp Hartmann; “O Movimento das Coisas” (2021) de Manuela Serra; “O Céu Por Cima de Cá” da Companhia de Música Teatral; a antestreia de “Operário Amador” (2021) de Ramon de los Santos, “Minari” (2020) de Lee Isaac Chung; “Prazer, Camaradas!” (2021) de José Filipe Costa, “Surdina” (2019) de Rodrigo Areias; “A Nossa Terra, O Nosso Altar” (2020) de André Guiomar; e “Crash” (1996) de David Cronenberg. As sessões contam com a presença de Gonçalo Oliveira e Carlos Natálio; de Daniel Pereira e Vasco Câmara; de Ramon De Los Santos e Sérgio Agostinho; de Daniela Rôla; de José Filipe Costa e Ana Isabel Strindberg; de Rodrigo Areias e António Durães; de André Guiomar e Luís Mestre.

As “histórias do cinema” ficam marcadas pela transmissão dos filmes “O Filme de Oki” (2010), “O Dia em que Ele Chega” (2011) e “Mulher na Praia” (2006) de Hong Sang-soo e das obras cinematográficas “Ao Sabor da Ambição” (1988), “Dias Selvagens” (1999), “Anjos Caídos” (1995) e “Chungking Express” (1994) de Wong Kar-wai. As sessões contam com a presença de Maria João Madeira, Vasco Câmara, Jorge Pereira, José Bértolo, Luís Mendonça, Ricardo Gross e Manuel Marques Pinto.

Segue-se a “Fantasia Lusitana” (2010) de Basil da Cunha, com “Nuvem” (2011); “Até Ver a Luz(2013); Os “Vivos Também Choram” (2012); “Nuvem Negra” (2011); “A Côté” (2009); e “O Fim do Mundo” (2019). As exibições contam com a presença do realizador luso-suíço Basil da Cunha e há, ainda, espaço para uma masterclass. Algumas das referências fazem parte de sessões para escolas e alunos de audiovisual e multimédia. No entanto, a estas somam-se “Pequeno Mundo”, “O Mundo Secreto de Arrietty” (2010) e “Murmuratorium – Rumos e Rumores” (2020).

No sexto episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão proporcionam-se, também, “conversas, música e poesia através do cinema”. Sendo assim, conta-se com o café-concerto Lecture “Entre Linhas” de Luciana Fina e a apresentação dos livros Ozu de Donald Richie e Projectar A Ordem – Cinema Do Povo e Propaganda Salazarista de Maria do Carmo Piçarra. Por fim, há sessões para famílias “com a mais recente criação dos Studio Ghibli, “Aya e a Feiticeira” (2020), e a reposição com cópia restaurada de uma das obras mais pessoais de Charlie Chaplin – “The Kid” (1921).

Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão / Facebook