Minhotos não facilitaram e alimentaram a esperança de chegar à Final Four da Allianz Cup.

O FC Famalicão recebeu, esta quarta-feira, o FC Penafiel, numa partida a contar para a fase de grupos da Allianz Cup. O Estádio Municipal de Famalicão foi o palco do primeiro jogo do Grupo B da competição. Os minhotos assumiram a dianteira no marcador logo no primeiro tempo, e acabaram por dilatar a vantagem ao longo da segunda parte, vencendo por 5-0.

Nos primeiros minutos do encontro predominou o equilíbrio entre as duas equipas, com a equipa famalicense a conseguir atacar com mais perigo. Com dez minutos jogados, Banza e Ivan Jaime já tinham tentado inaugurar o marcador, mas nenhum teve sucesso nas respetivas abordagens aos lances. Acabou por ser o FC Penafiel a criar a situação de golo mais perigosa. Depois de um remate de trivela de Simão, o guarda-redes da equipa da casa defendeu, mas deixou a bola à mercê de Edson Farias, que na recarga acertou na trave da baliza adversária.

Depois do primeiro quarto de hora, os minhotos continuavam mais ameaçadores, mas a melhor oportunidade continuava a ser da equipa adversária. Aos 20 minutos, e com alguma confusão na área penafidelense, David Tavares rematou com força e direção, mas Capela desviou a bola para canto. Os famalicenses aumentaram a pressão no meio-campo e as oportunidades começaram a surgir com mais frequência. Aos 28 minutos, Ivan Jaime passou para a desmarcação de Banza, mas Filipe Ferreira chegou primeiro à bola e desviou o perigo da sua baliza.

O FC Famalicão continuou a insistir e ao minuto 32, Banza encontrou Ivo Rodrigues em posição privilegiada, mas o avançado não conseguiu finalizar da melhor forma. Assim, o esférico passou ao lado do alvo. Apesar do constante adiamento por parte dos visitantes, o golo do clube do Minho acabou mesmo por surgir. Ao minuto 35, Ivo Rodrigues cruzou para a grande área, em direção à baliza, Banza fez-se ao lance e, dessa forma, traiu o guardião penafidelense, que desta vez não conseguiu evitar o golo da equipa da casa.

Estava feito o 1-0, mas a turma orientada por Ivo Vieira permaneceu no ataque e, um minuto depois do golo inaugural, o capitão Ivo Rodrigues voltou a ter uma oportunidade para aumentar a vantagem. Porém, o remate saiu a rasar o poste da baliza de Filipe Ferreira. Até ao intervalo, o clube da casa continuou por cima, mas o resultado não se alterou, e os jogadores recolheram aos balneários com o 1-0 no marcador.

No regresso para os segundos 45 minutos, a vantagem do FC Famalicão era mínima e o jogo estava em aberto. Mas ao minuto 57, essa vantagem acabou por aumentar, depois de uma jogada de bom entendimento da equipa minhota. Ivo Rodrigues assistiu Banza que, da posição em que estava, só teve de encostar para o fundo das redes da baliza adversária. Dois minutos depois, aconteceu mais uma contrariedade à equipa de Pedro Ribeiro, que viu o seu jogador, Leandro Teixeira, ser expulso depois de uma entrada fora de tempo.

Após o cartão vermelho, e em desvantagem numérica, tudo ficou mais difícil para o FC Penafiel. Aos 69 minutos, Pedro Marques de recarga fez o terceiro. E, pouco tempo depois, foi a vez de Bruno Rodrigues fazer o gosto ao pé, na cobrança de uma grande penalidade cometida por Edson Farias. No entanto, o clube famalicense não se contentou com quatro tentos e, à passagem do minuto 88, Pedro Marques apareceu em zona de finalização e não facilitou, bisando na partida e completando uma mão cheia de golos a favor da equipa da casa.

Com este resultado, o FC Famalicão somou os primeiros três pontos do grupo B da Allianz Cup e subiu provisoriamente ao primeiro lugar do grupo, onde também se encontra o Sporting CP, favorito à passagem para a Final Four da competição. No próximo jogo, os minhotos deslocam-se ao recinto do CD Tondela para disputar a sétima jornada da Liga Bwin.

Recorde ainda: FC Famalicão empata e continua sem vencer no campeonato