Ficaram também conhecidos os finalistas na categoria de singulares da competição.

O passado sábado foi dia de decisões no Braga Open. Na categoria de pares, Nuno Borges e Francisco Cabral sagram-se campeões, ao passo que Thiago Monteiro e Nikola Milojevic marcaram duelo na final de singulares.

A conquista do torneio, na categoria de pares, por parte da dupla lusa foi o segundo t´tulo nas carreiras de Nuno Borges e Francisco Cabral no ATP Challenger Tour. Os tenistas portugueses venceram frente à dupla formada pelos neerlandeses Jesper De Jong e Bart Stevens, pelos parciais de 6-3, 6-7(4) e 10-5.

A dupla portuguesa venceu o primeiro set de forma segura e teve tudo para levar de vencido o segundo, mas desperdiçou quatro match points. No terceiro e decisivo set, Nuno Borges e Francisco Cabral chegaram à vantagem de 9-1 e a partir daí, segundo declarações dos mesmos em conferência de imprensa, “limitamo-nos a gerir a vantagem”.

Nessa mesma conferência de imprensa, a dupla mostrou-se muito feliz pela conquista, sobretudo pelo facto da mesmo ter acontecido “praticamente em casa” só a torna “ainda mais especial”.

Já na categoria de singulares, foram disputadas três partidas: duas meias-finais e uma partida em atraso dos quartos-de-final que opôs Thiago Monteiro a Andrea Arnaboldi. Nessa mesma partida, Thiago venceu pelos parciais de 4-6, 6-4 e 6-2 e seguiu, portanto, para as meias-finais da competição.

Nessa fase, o tenista brasileiro defrontou o francês Hugo Gaston, encontro que venceu pelos parciais de 6-4 e 6-1. Apesar da margem folgada e de uma vitória conseguida em apenas dois sets, Thiago Monteiro não encontrou facilidades frente ao gaulês, sem que nunca tenha estado em causa, ainda assim, a justiça do triunfo do canarinho que, em conferência de imprensa, destacou as boas condições do Clube de Ténis de Braga: “mesmo a partida tendo sido disputada em quadra coberta, senti-me bem, adaptei-me bem e as condições são parecidas com as de fora”.

Na outra meia-final do dia, Nikola Milojevic carimbou também o seu passaporte para a final de singulares do Braga Open, depois de vencer o espanhol Nikolas Sanchez Isquierdo pelos parciais de 6-3 e 6-2, numa partida já disputada ao ar livre. Em conferência de imprensa, o tenista sérvio mostrou-se “satisfeito” pela vitória e destacou o facto de a mesma ter sido conseguida em dois sets, algo que o mesmo disse ser “sempre bom”.

O jogo decisivo entre Thiago Monteiro e Nikola Milojevic está agendado para as 11h deste domingo. A presença em tal palco não é novidade para nenhum dos tenistas, dado que o canarinho já participou em oito finais anteriores da competição, enquanto que o sérvio chega agora à sua décima final na competição. Ainda assim, a maior taxa de sucesso pertence a Thiago Monteiro que procura o sexto título do Braga Open, ao passo que Nikola Milojevic. A partida tem transmissão em direto na Sport TV 4.