A eleição do novo reitor está agendada para dia 27 de outubro.

Na última quinta-feira foram admitidas provisoriamente pela Comissão Eleitoral duas candidaturas para o cargo de reitor da Universidade do Minho. As candidaturas aceites foram apresentadas por Maria Clara Calheiros de Carvalho, professora catedrática da Escola de Direito da UM, e por Rui Vieira de Castro, atual reitor da UMinho. A informação foi divulgada à comunidade académica por Joana Marques Vidal, presidente da Comissão Eleitoral.

Foram submetidas três candidaturas para o cargo de reitor da academia minhota. No entanto, a candidatura apresentada pelo Doutor Luís Esteves foi rejeitada pela Comissão Eleitoral “por não preencher os requisitos legalmente exigidos”. Por outro lado, “as outras duas [candidaturas] encontram-se formalmente instruídas e preenchem os requisitos legalmente exigidos”, declara a nota enviada pela presidente da Comissão Eleitoral.

Deste modo, Rui Vieira de Castro e Maria Clara Calheiros de Carvalho vão disputar, no dia 27 de outubro, a eleição para reitor da Universidade do Minho. Todavia, a admissão definitiva das duas candidaturas a reitor decorre até ao dia 15 de outubro, conforme o calendário eleitoral.