A inscrição no primeiro ano do curso decorre de 27 de setembro a 1 de outubro.
A Universidade do Minho recebeu 2.975 estudantes na primeira fase do concurso nacional, tendo sido a terceira universidade com maior procura a nível nacional. Para os novos alunos da academia minhota, o ComUM explica como é que a matrícula é realizada.
A inscrição no primeiro ano do curso decorre de 27 de setembro (a partir das 9h30) a 1 de outubro. A inscrição na segunda fase do concurso nacional acontece entre os dias 14 e 18 outubro. A inscrição na terceira fase ocorre de 29 de outubro a 2 de novembro.
No dia 26 de setembro, os estudantes colocados vão receber, por mensagem, os seus dados de acesso, com o número de aluno e a respetiva palavra-passe. À semelhança do ano passado, a inscrição realiza-se através do Portal Académico da Universidade do Minho. Para a efetuação da matrícula, o estudante deve possuir uma fotografia, o documento de identificação civil e fiscal, o boletim individual de saúde. Para os cursos de Arqueologia, Medicina e Enfermagem, o aluno deve apresentar o comprovativo de satisfação de requisitos.
A inscrição tem uma taxa de 36 euros. O aluno tem ainda a opção de se inscrever como sócio da Associação Académica da UMinho, tendo para isso que pagar o valor extra de 12 euros. O pagamento, tanto da taxa de inscrição como da quota, pode ser efetuado através de Multibanco, MBWay ou Cartão de Crédito.
Artigo escrito por: Joana Oliveira e Maria Francisca Barros