Dias 17 e 18 de setembro, a estrutura de criação e produção de artes famalicense promete circuito artístico.

Segundo avançado à Lusa, o 20º aniversário da plataforma de criação Cão Danado será assinalado, dias 17 e 18 de setembro, com teatro, um circuito artístico e uma escultura.

A partir da Casa das Artes de Famalicão, será exibida a peça de teatro “Replay”, que ocorrerá em ambos os dias da iniciativa. Esta constitui parte do texto original do escritor Afonso Cruz e aborda a construção da cena com uma única atriz. Por sua vez, o circuito artístico “Mapa de Afinidades” e a escultura da autoria do artista Edgar Massul serão instalados no Parque da Devesa.

A instalação “Mapa de Afinidades” será composta por seis cadeiras a partir de onde o espectador pode, através de códigos QR, aceder a um conjunto de vídeos elaborados por artistas e realizadores convidados pelo Cão Danado. Sendo assim, dia 18 de setembro, o público poderá assistir a trabalhos realizados por Patrícia Barbosa, Eduardo Brito, Tomé Capa, Thamiris Carvalho, Leonor Keil, Ana Rocha e Diana Sá.

Também sábado, dia 18 de setembro, será instalada a escultura de Edgar Massul. A obra é resultante de uma residência artística do projeto Germinal 2019 e pode ser entendida como uma “extensão artificial de uma árvore”.

Em entrevista à Lusa, a diretora artística do Cão Danado, Sara Barbosa, fez um balanço positivo dos últimos 20 anos de atividade. Inclusive, garantiu que são uma associação privilegiada por poderem continuar em contexto pandémico. De qualquer das formas, não deixou de salientar que o desinvestimento na cultura “veio ao de cima” com a pandemia. Apesar da maior atenção que agora é dada ao setor, acrescenta que ainda “há um longo caminho a percorrer”.