O Festival de inverno realça a sua vertente eclética com 30 espetáculos diferentes que abrangem pop, hip hop, rock e até música eletrónica.
O Altice Forum Braga é a sala de espetáculos escolhida para a primeira edição do Festival Authentica. Em pleno inverno, nos dias 10 e 11 de dezembro, o evento revela um cartaz repleto de grandes artistas da música internacional, mas também nacional. Os nomes Kodaline, Rag’n’Bone Man, James Bay, Zara Larsson, Nothing But Thieves, De La Soul, Luísa Sonza, Dino D’Santigo, Mundo Segundo & Sam The Kid, ProfJam e Jimmy P ressaltam à vista dos festivaleiros.
Nesta que é a edição de estreia, são esperados 18 mil festivaleiros por dia. A promotora Malpevent destacou a cidade bracaranse para abraçar “o novo grande festival de música de inverno”. Segundo avançado pelo promotor, em conferência de imprensa, Braga passa a estar na “agenda dos melhores e maiores festivais de música do mundo”.
Marco Polónio, diretor geral da Malpevent, exprime o prazer que é “voltar a receber artistas internacionais em Portugal e juntar a estes o melhor dos artistas nacionais”. Tudo isto vai ser condensado num único cartaz que tanto orgulha um esforço coletivo “de enorme planeamento e dedicação”, durante dois anos. O pedido é que as pessoas saiam de casa e celebrem a música, “também no inverno”. Já Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, demonstra a sua satisfação na liderança de Braga na “retoma da atividade cultural”.
O festival conta com a entrada de 36 mil festivaleiros nos seus dois dias. Assim, a sala de espetáculos minhota concede os seus 15 mil metros quadrados ao dispor de quatro palcos: o Authentica, que recebe diariamente três artistas internacionais; o Auditório, dedicado a artistas e bandas em ascensão; o Urban, onde atuam dois nomes internacionais e dois nacionais; e, por fim, o Dancing Room, o espaço da música eletrónica, com quatro DJ por dia. Para além disso, o Forum oferece mais quatro zonas distintas: Wellbeing Zone, Street Food, Fun Zone e uma área surpresa.
Os bilhetes têm várias categorias e preços distintos. Quanto aos diários, custam 45 euros. Contudo, caso sejam VIP, têm um custo de 80 euros. Os passes gerais de dois dias valem 75 euros ou 150 euros, se forem VIP. Os portadores destes bilhetes têm acesso à zona VIP do festival e uma entrada exclusiva. Também estão disponíveis bilhetes de estacionamento pelo custo de 20 euros por dia.