A 31º edição dos Encontros da Imagem destaca fotografias que abordam temas como os direitos da mulher, o racismo e o ambiente.
O Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais tem início esta sexta-feira, dia 17 de setembro. São previstas 47 exposições de 64 fotógrafos, em 25 espaços distintos – dos quais 14 em Braga – desde Braga, Guimarães, Barcelos, Porto e Gaia. O evento decorre até ao dia 31 de outubro.
O programa da iniciativa foi apresentado na passada sexta-feira, no salão nobre da reitoria da Universidade do Minho. O encontro contou com a presença de Carlos Fontes, diretor dos Encontros da Imagem, Miguel Bandeira, vereador do património na Câmara de Braga, e Manuela Martins, vice-reitora da Universidade do Minho.
Apesar do foco, a fotografia não é o único destaque. O evento apresenta também conversas, conferências, cinema e visitas guiadas. Carlos Fontes anuncia ainda que o ambiente, os direitos humanos, o racismo e até mesmo o confinamento são alguns dos temas em realce nas fotografias expostas nos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais.
A nova edição dos Encontros da Imagem dá seguimento ao tema do ano passado: “Génesis”. O mote é uma reflexão sobre “a origem”. Tal como na arte e em “todas as criações”, “a génese sucede à destruição”. Segundo Carlos Fontes, o programa está repleto de fotografias “que, além da componente estética, têm um papel interventivo”. O diretor destaca ainda a exposição Holy, da fotojornalista norte-americana Donna Ferrato. A mostra decorre na Casa dos Crivos sob o tema dos maus tratos às mulheres. Outro trabalho de distinção é o The Land of Elephants, da luso-francesa Silvy Crespo, que reflete a exploração de lítio em Portugal.
A Universidade do Minho, como parceira dos Encontros da Imagem, cede a Galeria do Paço e o B-Lounge, em Azurém, como espaços de exposição. A vice-reitora Manuela Martins afirma que a academia minhota “tem muito a ganhar” com a pareceria, destacando ainda “o diálogo muito interessante entre a criação artística e os temas do quotidiano que interessa à Universidade”.
A Câmara de Braga é um outro parceiro do evento, contribuindo com 35 mil euros para a realização do mesmo. O vereador do património, Miguel Bandeira, assinalou que “os Encontros da Imagem são um dos mais constantes e sólidos certames que já se confunde com Braga”.
Toda a programação e locais expositivos da 31ª edição dos Encontros da Imagem podem ser encontrados em: https://encontrosdaimagem.com/2021/.