“Do Ferro ao Ouro” pretende promover o património histórico e cultural das cidades de Barcelos, Esposende e Braga.

O programa cultural em rede “Do Ferro ao Ouro” surge de uma candidatura conjunta dos Municípios de Barcelos, Esposende e Braga. Após a sua realização em Barcelos e em Esposende, o município bracarense designa a sua programação de “O Esplendor Áureo”. Assim, alude a um dos títulos de Braga: “Cidade do Barroco”. Por outro lado, tenta revelar todo o património artístico e arquitetónico que possuí. De 22 a 26 de setembro decorrem 20 espetáculos e iniciativas, 12 das quais ao ar livre, sendo seis delas eventos internacionais, incluindo apresentações e itinerâncias de manifestações culturais em Esposende e Barcelos.

O programa inclui visitas guiadas diárias a diferentes espaços patrimoniais, levando o público a compreender melhor a arte e as obras arquitetónicas do Barroco bracarense. Para além disso, são também efetuadas várias visitas, incluindo encenações e recriações da época. Assim, os participantes podem conhecer o quotidiano no Mosteiro de Tibães e nos Palácios dos Biscainhos e do Raio, os atuais Museu dos Biscainhos e Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga. Como complemento a estas visitas, são realizadas diversas atividades de mediação educativa e cultural para que os participantes consigam expressar a sua criatividade.

Diversas sugestões teatrais são fornecidas, como a peça “Cândido, ou o Optimismo”, adaptada do texto de Voltaire, e um teatro de fantoches chamado “Perséfone e as Estações do Ano”. Igualmente fazem parte do plano a Música e a Dança do Barroco. Assim, vão decorrer diversos concertos em diferentes espaços culturais e patrimoniais da cidade. Na Igreja da Misericórdia, o Ensemble D. João V desempenha a atuação “Barroco Festivo”. Já no Theatro Circo, ocorre o concerto “Esplendor e Exuberância do Ouro Musical” de Com.Cordas Emsemble, com Miguel Simons enquanto diretor artístico. A Igreja de São Paulo acolhe o concerto “Joias do Barroco Musical”, da Alorna Ensemble, com Tera Shimizu como diretora musical.

A entrada em todos os eventos é gratuita, ainda que sujeita a inscrição e/ou reserva de bilhetes. A operação “Do Ferro ao Ouro” é cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).