De 10 a 19 de setembro, o Parque da Cidade recebe mais de uma centena de artesãos.
Segundo avançado pela Câmara Municipal barcelense, a 38ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos ocorrerá de 10 a 19 de setembro. A iniciativa promete voltar “a alavancar o artesanato e os artesãos”. Desta forma, recebe mais de uma centena de artesãos.
Pode ler-se no comunicado de imprensa que este foi “um ano especial para o artesanato e para os artesãos de Barcelos”. Os barcelenses viram registada a marca “Galo de Barcelos”, “um dos maiores e mais significativos símbolos do país e da portugalidade”. Para além disso, foi um ano igualmente notável para a olaria e o figurado de Barcelos, já que “passaram a utilizar o registo de marca da União Europeia. Segundo o município, este certame “vem consolidar a aposta no valor do artesanato barcelense”.
Durante a Mostra de Artesanato e Cerâmica, a comunidade é convidada a participar em inúmeros workshops e a assistir a animação de rua circense e arruadas. Sendo assim, o stand do município recebe, por exemplo, o Workshop Criativo de Pintura de Galos, com Rosália Abreu, e a Oficina de Barro, com António Araújo Coelho, a 10 de setembro. O Workshop Criativo de Olaria, com Renato Mendanha, e a Oficina de Barro, com Cristiana Sá, decorrem a 11 de setembro. Já no dia 12, a cidade acolhe o Workshop Criativo de Figurado, com João Ferreira, e a Oficina de Barro, com Lourdes Ferreira. Por fim, a 13 de setembro, é a vez do Workshop Criativo de Cestaria, com Abílio Pereira, e a Oficina de Barro, com Laurinda Pias.
Já o recinto da Mostra de Artesanato contempla o público com atuações do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da ADRC de Gilmonde, do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Rio Covo Santa Eugénia; da Banda Plástica; do Grupo Folclórico de Santa Eulália de Oliveira; do Rancho Folclórico S. Tiago de Carapeços; do Grupo Folclórico de Barcelinhos; do Grupo Folclórico de Tregosa; do Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu; do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Martim; do Grupo de Danças e Cantares de Aldreu; do Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria; do Grupo Folclórico S. Lourenço Alvelos; do Rancho Folclórico A Telheira de Barqueiros; do Rancho Folclórico Nossa Senhora da Abadia; do Rancho Folclórico do Centro Social de Aguiar e da Banda do Galo.