O evento junta diversos investigadores e testemunhos de ex-combatentes.

No próximo dia 9 de outubro, no Museu da Guerra Colonial, em Famalicão, realiza-se um colóquio intitulado “A Guerra Colonial Portuguesa: Entre a História e a Memória”. O evento, enquadrado no programa educativo e cultural de âmbito Municipal “De Famalicão para o Mundo”, pretende assinalar os 60 anos do início da Guerra Colonial. Para além disso, tenciona dar a conhecer as fontes históricas existentes no museu.

A cerimónia conta com a presença de vários oradores conhecidos, como Carlos Matos Gomes, Oficial do Exército aposentado e investigador de História Contemporânea de Portugal; José Manuel Lages, diretor científico do Museu da Guerra Colonial; e ainda alguns investigadores das diversas universidades do país. Além disso, está também prevista uma tertúlia sobre o tema: “O Quotidiano, as Memórias e os Traumas da Guerra Colonial”. Esta conta com a participação de uma enfermeira paraquedista e diversos ex-combatentes, que deixam o seu testemunho sobre acontecimentos marcantes que presenciaram durante o período de guerra.

O evento decorre não só em modo presencial, como também em moldes online. A inscrição é livre, e deve ser efetuada até ao dia 30 de setembro.