Isabela Valadeiro nasceu a 1 de setembro de 1996 em Santo Amaro, Alentejo. Aos 18 anos, deixou a terra alentejana e remou em direção à cidade metropolitana lisboeta. Apesar de ter encontrado algumas pedras pelo caminho, como diz o provérbio alentejano, “aprendeu chorando e riu-se ganhando”. Começou pela moda e, apenas em 2017, embarcou no mundo televisivo. Hoje comemora os seus 25 anos.
Antes de alcançar a fama, avançou com os estudos, enquanto trabalhava numa loja de cigarros eletrónicos. Mais adiante, foi na capital que lhe disseram que deveria apostar no mundo da moda. Em 2016, com apenas 20 anos, foi uma das três vencedoras do Face Model of the Year 2016. Até então, apareceu em capas de revistas e campanhas de moda nacionais e internacionais, nomeadamente: Cristina (2017), Activa e GQ Portugal (2018), Prevenir, campanha H&M Conscious Exclusive, Luxury – Especial Jóias e Relógios e Caras – Especial de Moda (2019), PARQ e Activa (2021).
Para além disso, visitou as duas capitais da moda, Paris e Milão, onde se aventurou pelo universo dos castings. Dos dois meses que permaneceu em Milão, passou por dezenas de processos de seleção. Na altura, conseguiu dez trabalhos, aquilo que considera ser um “saldo positivo”. De qualquer das formas, na revista Cristina deixou claro – “eu gosto muito do mundo da moda, mas o que me enche as medidas é a representação”.
Isabela Valadeiro começou por se inscrever na Faculdade de Letras, mas, rapidamente, acabou por optar pela área da representação, na escola de atores IN IMPETUS. Ao Fantastic, Isabela Valadeiro revelou que a formação é fulcral na vida de qualquer pessoa, independente da sua área profissional.
“Muitas das formações teatrais e workshops são ótimos desbloqueadores emocionais. Nós, atores, precisamos de ser e estar disponíveis emocionalmente, sempre. Precisamos de conquistar essa disponibilidade e de reciclar-nos com frequência, isto é, aprender coisas novas, métodos novos para adaptar a cada nova personagem”, pode ler-se na entrevista.
Em 2017, a atriz teve a primeira participação televisiva na produção da TVI, A Herdeira. Assim sendo, até 29 de setembro de 2018, interpretou Safira. Segundo avançado pela Plural, a Safira era “um cigana bonita, vistosa e namoradeira”, que queria mais do que aquilo que poderia ter, “nomeadamente Roni (Pedro Barroso), o prometido de Luz (Kelly Bailey)”.
Também em 2018, embarcou na telenovela Valor da Vida. De cigana, passou a árabe cristã. Aisha, filha de mãe libanesa e pai português, assumia-se como “destemida e corajosa” e defendia “os direitos das mulheres num país conservador”.
Já em 2019, deu passos no canal rival, em Golpe de Sorte, que contou, ainda, com a aposta no telefilme Golpe de Sorte – Um Conto de Natal. Nos projetos, Isabela Valadeiro deu vida a Telma Garcia. Classificada como co-protagonista, a SIC define a personagem como uma “rapariga inconsequente, fútil e facilmente influenciável”. Vislumbrada pelo universo dos famosos, tenta tornar-se rica. No entanto, os seus projetos acabam por fracassar.
Ainda em 2019, entra na série Terra Brava. Desta vez, Isabela Valadeiro traz-nos a enfermeira Rita Ferreira. A personagem entrou na vida de Diogo Moreira (João Catarré) e de Beatriz Ferreira (Mariana Monteiro) para a virar do avesso. Durante o ano, os portugueses foram confrontados com Isabela em dose dupla, mesmo que as suas personagens sejam opostas.
Em 2020, a atriz partiu para uma nova aventura, desta vez ao abrigo da RTP1. Em Até Que a Vida Nos Separe, Isabela Valadeiro teve a oportunidade de contracenar com João Jesus e Tomás Alves. No entanto, a estadia foi curta e, rapidamente, voltou para a SIC para a quarta e última temporada de Golpe de Sorte (2020).
Ainda em 2020, integrou o elenco do teatro virtual A Gala. A iniciativa, criada durante a quarentena, é definida como “uma experiência virtual de ficção interativa. Divide-se em três salas diferentes e permite ao público decidir qual das conversas é que pretende acompanhar para resolver o mistério. O público interage em tempo real, através de um chat, comunicando entre si e com a anfitriã”. No caso concreto, Isabela Valadeiro deu corpo a Maria, uma agente imobiliária.
Até ao momento, o ano de 2021 reservou-lhe uma participação na série Princípio, Meio e Fim, onde fez de Sara Sampaio. A incompatibilidade da agenda da modelo deliciou todos aqueles que caracterizaram Isabela como sua sósia. Até aos dias de hoje, podemos rever Valadeiro e a sua Vitória Castro, em A Serra. Sem novas participações anunciadas, resta-nos desejar-lhe um feliz aniversário.