Joana Duarte nasceu a 28 de setembro de 1986. Lisboeta “de gema”, passou nos castings para os Morangos com Açúcar e, por isso, será para sempre lembrada como Matilde Gouveia. De qualquer das formas, o mundo na televisão da atriz já havia começado seis anos antes. Com mais de 15 projetos televisivos, algumas pisadas no teatro e no cinema, hoje, a atriz celebra 35 primaveras.
A protagonista da terceira temporada dos Morangos com Açúcar (2003-2012), Joana Duarte, nasceu em Lisboa a 28 de setembro de 1986. A mãe trabalhava numa agência de modelos e publicidade, através da qual soube do casting para Uma Casa em Fanicos (1998). No sitcom da RTP, a pequena atriz teve a oportunidade de trabalhar com atores de renome portugueses, nomeadamente Nicolau Breyner, Anita Guerreiro e Lia Gama.
No ano seguinte, Joana Duarte participou em Todo o Tempo do Mundo (1999). Na telenovela da TVI, emitida de 2 de outubro de 1999 a abril de 2000, a atriz deu vida a Teresa Faria. Mais uma vez, a jovem teve a oportunidade de aprender com alguns dos melhores, como por exemplo, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Virgílio Castelo e Margarida Marinho.
Pouco depois, a lisboeta teve participações especiais nos projetos Crianças SOS (2000) e Super Pai (2001). Seguiram-se, em 2005, os papéis de Susana, em O Clube das Chaves, e Mariana, em Os Serranos. Dos pequenos papéis, tornou-se protagonista do MCA3 (2005-06). Matilde Veiga fez par romântico com Tiago Borges (Luís Lourenço). As personagens conheceram-se em circunstâncias inusitadas e, por entre variados desencontros, nunca imaginaram que poderiam estar tão perto um do outro.
Fora o projeto televisivo, foi através dos Morangos com Açúcar que Joana Duarte deu algumas pisadas no mundo do teatro e do cinema. Em 2006, apresentou o programa Clube Morangos e fez parte da peça Morangos com Açúcar – Ao Ritmo da Amizade e, em 2012, participou no Morangos com Açúcar – Filme. Mais tarde, deu continuidade ao seu papel como apresentadora, no Action Sports Plus Update (2012-13).
Em 2007, juntamente com alguns colegas do projeto anterior, como Diana Chaves, Jessica Athayde, Diogo Valsassina, João Cajuda e Daniel Cardoso, Joana Duarte invadiu a Ilha dos Amores, enquanto Catarina Medeiros. No mesmo ano, passou pelo projeto Deixa-me Amar (2007-08). Incontestavelmente, a sua personagem deve ser caracterizada como sensual e irreverente.
Depois de Deixa-me Amar, Joana Duarte passou pela empregada da empresa de “espias-a-dias” Anabela, em Olhos nos Olhos (2008), pela assistente social Maria Lopes Gouveia, em Meu Amor (2009-10) e por uma jovem que não está disposta a acatar as ordens da mãe, em Anjo Meu (2011). De seguida, passou pela RTP para protagonizar uma Beta-Hippie–Chic, na série de humor Odisseia (2012).
A sua estadia na RTP continuou na terceira temporada de Bem – vindos a Beirais (2014-15). Apesar do tom diferente, a atriz não se distanciou do projeto anterior, uma vez que deu voz e corpo a Luna, uma hippie que se instala nos arredores de Beirais. Depois de se tornar beiralense, começou a sua aventura televisiva na SIC, com as telenovelas Paixão (2017) e Vidas Opostas (2018-19). De psicoterapeuta, rapidamente, passou para vítima de assédio sexual.
Fora o mundo da representação, Joana Duarte também já “deu cartas” no universo da moda. A atriz foi capa de diversas revistas, nomeadamente a GQ (novembro de 2005 e de dezembro de 2009), Maxmen (abril de 2008), Edit Mag (julho/agosto de 2010) e Onfire (setembro de 2010). Para além disso, surpreendeu todos, em 2012, ao ser capa da edição portuguesa da revista Playboy.
Hoje em dia, além de atriz, intitula-se como professora de yoga. Sem nenhum projeto de representação à vista, resta-nos esperar por novidades de Joana Duarte e desejar-lhe um feliz aniversário.