Zendaya Maree Stoermer Coleman celebra esta quarta-feira, dia 1 de setembro, o seu 25º aniversário. A atriz norte-americana ficou, inicialmente, conhecida pela sua interpretação de Rocky Blue na série Shake It Up (2010 – 2013). Mais recentemente, através do seu papel como Rue Bennett na série adolescente Euphoria (2019-), alcançou o reconhecimento mundial.

A atriz, cantora e compositora nasceu em Oakland, Califórnia. Zendaya é filha de Claire Stoermer e Kazembe Ajamu Coleman e tem cinco irmãos. No seu percurso escolar passou pelo Cal Shakes Conservatory Program e no American Conservatory Theatre. Em 2009, começou a sua carreira como modelo nas agências Macy’s, Mervynsee e Old Navy. Em 2015, Zendaya participou no videoclipe do tema “Bad Blood”, de Taylor Swift e Kendrick Lamar, atuando ao lado de Selena Gomez, Hayley Williams, Ellie Goulding, Cara Delevingne e outros artistas.

A carreira de Coleman na representação começou em 2010 na série juvenil do Disney Chanel, Shake It Up. Ainda no canal televisivo infantil, foi fazendo participações especiais em séries como: Boa Sorte, Charlie! (2010-2014) e A.N.T. Farm: Escola de Talentos (2011-2014).

Para além disso, em 2013, foi concorrente na 16ª temporada do programa Dança Com as Estrelas e fez uma participação especial no reality show America’s Next Top Model. Entre 2015 e 2018 protagonizou a série K.C. Agente Secreta, dando vida a K.C. Cooper, uma adolescente que treina para se tornar numa agente secreta.

O auge da sua carreira chegou em 2019 ao atuar na série de drama adolescente Euphoria. A atriz interpreta a personagem de Rue Bennett, uma adolescente que sofre imenso com o vício das drogas e que não sabe exatamente quem é e onde pertence.

Com o término do seu contrato com a Disney, a carreira de Zendaya desabrochou ainda mais. Em 2017 foi das personagens principais nas produções: Homem-Aranha: Regresso a Casa e O Grande Showman. Neste último, a atriz teve maior sucesso pelas grandes produções musicais nas quais participou, principalmente, com o tema Rewrite The Stars, que cantou em conjunto com o seu parceiro de cena: Zac Efron.

No ano seguinte, foi responsável por dar voz a Chi e a Meechee nas longas-metragens: Asas Pelos Ares e Smallfoot: Uma Aventura Gelada, respetivamente. Já em 2019, deu, novamente, vida a Michelle Jones (MJ) no filme Homem-Aranha: Longe de Casa. Ainda na pele de MJ, Zendaya vai participar na produção de cinema do Universo Cinematográfico da Marvel, Homem-Aranha: Sem Volta a Casa (2021). Por sua vez, esta obra bateu recordes de visualizações nas primeiras horas de lançamento, tendo ultrapassado o filme Vingadores: Endgame.

Ademais, em 2021 a cantora atua nas longas-metragens Malcolm & Marie, tendo nesta sido uma das responsáveis pela produção, e Duna, representando ao lado de Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e entre outros. No filme Space Jam: Uma Nova Era, Zendaya dá voz a Lola Bunny.

Com grandes projetos seguiram-se também imensos prémios, através das produções: Homem-Aranha: Regresso a Casa, O Grande Showman, Homem-Aranha: Longe de Casa e Euphoria. Arrecadou grandes e variadíssimos títulos nas categorias de Melhor Atriz em Série Dramática, Melhor Atriz em Cinema, Atriz de Cinema Favorita, entre outros.

A atriz é uma das mais jovens influências na área artística, a nível mundial e isso reflete-se na quantidade de jovens seguidores que arrecadou ao longo dos anos nas redes sociais. O talento, a personalidade e genuinidade de Zendaya atraem milhares de fãs e conquistam também produtores que continuam a chamá-la para novos e grandes projetos.