Após um ano atípico, a 73ª gala dos Primetime Emmy Awards ocorreu esta madrugada, dia 19 de setembro, de modo presencial. Produzida por Andrew Eatona, a série The Crown (2016-) conquistou a noite de premiações com troféus em diversas categorias.

A cerimónia, tradicionalmente realizada no Microsoft Theater, teve lugar no L.A. Live Event Deck, em Los Angeles. Cedric The Entertainer sucedeu Jimmy Kimmel na apresentação de toda a premiação. O humorista animou a noite e foi responsável pelo grande momento musical que deu início à gala, em conjunto com Lil Dicky, LL Cool e Rita Wilson. Num momento em que a vacinação contra a Covid-19 é tão importante, Cedric mostrou-se a favor de todo o processo fazendo uma piada com Nicki Minaj, que se diz contra e se recusa a receber a vacina.

Ted Lasso (2020-) abriu a cerimónia com Hannah Waddingham a vencer a categoria de Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia. Ainda, arrecadou prémios nas categorias de Melhor Ator Secundário numa Série de Comédia (Brett Goldstein), Melhor Ator numa Série de Comédia (Jason Sudeikis) e Melhor Série de Comédia.

DR

Na corrida a grandes vencedores da noite encontravam-se, também, as séries The Crown e Mare of Easttown (2021). Porém, apesar de três prémios angariadados nas categorias de Melhor Atriz numa Minissérie (Kate Winslet), Melhor Atriz Secundária numa Minissérie (Julianne Nicholson) e Melhor Ator Secundário numa Minissérie (Evan Peters), foi The Crown quem ganhou a “competição”. Assim, a produção favorita levou para casa sete troféus nas categorias de Melhor Ator numa Série de Drama (Josh O’Connor), Melhor Atriz numa Série de Drama (Olivia Colman), Melhor Série de Drama, Melhor Ator Secundário numa Série de Drama (Tobias Menzies), entre outros.

A noite não deixou de surpreender e as séries O Gambito de Dama (2020) e Hacks (2021) levaram também um par de prémios nas categorias de Melhor Minissérie e Melhor Atriz numa Série de Comédia (Jean Smart), respetivamente.

Com variadíssimas nomeações nenhuma vitória, foi conseguida pelas séries A História de Uma Serva (2017-) e Wandavision (2021). Ainda que estas séries fossem umas das favoritas à vitória em muitas das categorias para as quais foram indicadas.

 

Confira os vencedores na galeria: