Tenistas portugueses não foram capazes de contrariar o favoritismo dos adversários.

Esta quarta-feira, na segunda ronda do Braga Open em singulares, Tiago Cação e Pedro Araújo acabaram afastados da competição. Na categoria de pares, as duplas portuguesas de Jaime Faria e Lucas Faria e Nuno Borges e Francisco Cabral passaram à segunda ronda. Por sua vez, as derrotas de Miguel Gomes e Henrique Rocha e Fábio Coelho e Gonçalo Falcão ditaram o adeus dos atletas nacionais à prova.

Tiago Cação perdeu a partida por 2-0 (6-1 e 6-1), frente ao cabeça de série, Thiago Monteiro. O detentor da posição 90 do ranking ATP afirmou que jogou “de uma forma consistente” e destacou o seu bom aproveitamento, relativamente aos erros do atleta luso na fase inicial do encontro.

No que diz respeito a Pedro Araújo, o tenista não conseguiu ultrapassar Hugo Gaston. O atleta francês deu sentido ao favoritismo e venceu por 7-6 e 6-3. Pedro Araújo lamenta “a fase final do tie-break” no primeiro set, num duelo equilibrado que ditou a eliminação do português (898º. classificado no ranking ATP).

Nos outros encontros da segunda ronda, seguiram em frente os neerlandeses Jesper De Jong (6-3 e 7-5 contra Alessandro Giannessi) e Robin Hasse (2-6, 7-6, 6-4 no duelo com Roberto Cid Subervi). Também Andrea Arnaboldi seguiu para os quartos-de-final da competição ao superar Thai Son Kwiatkowski, sendo que venceu o primeiro parcial por 6-4 e o segundo por 6-1.

Na categoria de pares, Nuno Borges e Francisco Cabral levaram a melhor, contra os italianos Filippo Baldi e Jacopo Berrettini, ao vencerem por 4-6, 6-1 e 10-8. Jaime Faria e Lucas Faria também conseguiram avançar para os quartos-de-final, depois da vitória frente a Thai Son Kwiatkowski e Alex Rybakov, com os parciais de 7-6 e 6-2.

A dupla lusa, composta por Miguel Gomes e Henrique Rocha, foi afastada da prova, ao perder por 6-2 e 6-2 com Andrea Collarini e Mark Vervoort. Fábio Coelho e Gonçalo Falcão seguiram o mesmo caminho, ao cair aos pés de Sadio Doumbia e Fabien Reboul (7-6 e 6-4). Nas outras duas partidas da categoria, Petter Heller e Jeroen Vanneste (2-6, 6-2, 10-5) e Jesper De Jong e Bart Stevens (6-4, 5-7, 10-3) seguiram em frente.

Na jornada da próxima quinta-feira, Nuno Borges e Francisco Cabral voltam ao court para enfrentar Andrea Collarini e Mark Vervoort, num encontro dos quartos-de-final da competição. Por sua vez, a dupla de Jaime Faria e Lucas Faria luta também para um lugar nas meias-finais da prova, perante Sadio Doumbia e Fabien Reboul.

Recorde ainda: Quatro portugueses afastados do Braga Open na primeira ronda