Miguel Gomes, Henrique Rocha e Jaime Faria caíram na primeira ronda de qualificação.

Neste domingo arrancou o Braga Open, torneio inserido no ARP Challenger Tour. O dia ficou também marcado pela eliminação de Miguel Gomes, Henrique Rocha e Jaime Faria na primeira ronda de qualificação para o quadro principal.

O primeiro português a estrear-se no primeiro Challenger em Braga Foi Miguel Gomes. O número 58 mundial de sub-18 foi eliminado por Peter Heller com dois sets (6-0; 6-1). No final do jogo, o jovem tenista justifica a derrota com a falta de experiência em torneios séniores. Apesar do desaire, o tenista de 18 anos vai aproveitar “todos os torneios ITF que a Federação apoiou para começar a ganhar pontos e melhorar o meu ténis.”

De seguida, foi a vez de Jaime Faria entrar em ação. O português perdeu no confronto com o alemão Sebastian Fanselow. O número 125 em juniores perdeu com os sets 6-0 e 6-2. Contudo, o resultado foi enganador já que o jovem teve seis pontos de break ao longo dos dois parciais. Após o jogo, Jaime Faria fala no nervosismo sentido no início do jogo, por ser o seu jogo de estreia num torneio Challenger. Lamenta ainda as oportunidades desperdiçadas e afirma que “não é um resultado que transmita muito bem o que aconteceu”.

O último português a entrar em ação foi Henrique Rocha. O jovem apresentou-se num nível elevado, apesar da derrota frente a Nikolas Sanchez por 6-2 e 7-5. O campeão nacional de sub-18 recuperou de 6-2 e 3-1 e chegou a servir para fechar o segundo set. Contudo, o adversário espanhol deu a volta ao parcial. No final da partida, o jovem maiato elogiou a entrada do seu adversário. Para além disso, admitiu: “quando servi para fechar o segundo set senti um bocadinho o momento e a pressão”.

Depois da eliminação dos jovens portugueses, os holofotes viram-se para Frederico Silva, Gastão Elias, João Domingues e Nuno Borges, com presença confirmada, e os wild cards Tiago Cação, Pedro Araújo e Luís Faria. Os últimos três vão entrar no court na jornada de segunda-feira, com destaque para o duelo luso entre Araújo e Faria.