Língua e Cultura Chinesas e Chinês Turístico e Comercial são alguns dos cursos disponíveis.
As inscrições para os cursos livres de chinês do Instituto Confúcio da Universidade do Minho já estão abertas. O primeiro curso, Chinês Turístico e Comercial, inicia-se a 16 de outubro e prolonga-se até junho de 2022, com aulas ao sábado de manhã no campus de Gualtar. O segundo curso, Língua e Cultura Chinesas, começa no dia 18 de outubro e vai poder intercalar-se entre o campus de Gualtar às segundas e quartas-feiras e o campus de Azurém às terças e quintas-feiras.
O curso de Chinês Turístico e Comercial pretende que os alunos dominem o vocabulário e expressões comuns. A escrita e a leitura ideográfica são algumas das áreas de conhecimento geral que podem ser estudadas nestes planos. Os estudantes podem ainda escolher entre o nível básico, intermédio e avançado, dependendo do nível a que pretendem ficar aptos. Após os estudos, os alunos do curso chinês na área de turismo e comercialização podem ainda submeter-se ao exame HSK, o único exame que reconhece o nível de chinês em todo o mundo.
Com um horário de cerca de 90 horas, o curso de Língua e Cultura Chinesa oferece conhecimento a nível básico e intermédio. Os estudantes que optarem por este plano vão aprender áreas como o quotidiano, as profissões, a geografia, a história chinesa e todos os aspetos necessários numa boa comunicação intercultural.
Quanto à formação do chinês como primeira língua, a atividade vai decorrer entre o dia 16 de outubro e junho de 2022 no campus de Gualtar, vai ter um total de 90 horas e destina-se a crianças cujo objetivo é aprofundar as suas competências a nível da escrita e gramática. Geralmente, as crianças chinesas nascidas ou que cresceram em Portugal são mais propícias a aceitarem este curso devido à facilidade na oralidade.
Devido à pandemia, o Instituto Confúcio criou ainda um curso online de chinês para crianças entre os 8 e os 14 anos. Este curso destina-se a escolas que são parceiras do Instituto e é possível fazer-se inscrição em confucio@confucio.uminho.pt. Por fim, está prevista a modificação das turmas por níveis de conhecimento, o que implica flexibilidade nos horários.