A peça foi um desafio proposto pelo encenador Pedro Carvalho à companhia de teatro de Água Santas.
O Theatro Circo recebeu, esta quinta-feira, dia 7 de outubro, a terceira estreia da companhia Teatro Art’Imagem intitulada “Noites Brancas”. A peça resulta de uma adaptação dramatúrgica do romance homónimo do escritor russo Fiódor Dostoiévski.
As noites de que se fala, geograficamente passadas em São Petersburgo, são encontros amorosos carregados de revelações, medos e sonhos. Os dois protagonistas da peça são o Sonhador, interpretado por Flávio Hamilton, e Nástenka, representada por Carina Ferrão.
O Sonhador perpétuo caminha solitariamente pelas ruas desertas alimentando o seu imaginário com a energia que encontra no que o rodeia. Uma certa noite, deparou-se com Nástenka, que chorava junto à ponte do rio Neiva. O protagonista acaba por a salvar de um transeunte suspeito e é assim que se estabelece a atração mútua que enlaça o enredo.
O carácter expressionista da obra de Dostoiévski garantiu um ambiente apetecível à consubstancialização teatral. As metáforas e simbologias de “Noites Brancas” foram minuciosamente evidenciadas em palco. O espaço etéreo, que se via iluminado por três candeeiros, elevou os diálogos das personagens a poesia.