A necessidade de consciencialização levou à criação de uma campanha alusiva ao mês “Outubro Rosa”.

A associação “Um pensamento, uma palavra, uma atitude” (PPA) vai desenvolver um evento no centro histórico de Guimarães com o intuito de alertar para uma maior consciencialização acerca do “Outubro Rosa”. A campanha tem inicio na noite de sexta-feira, 29 de outubro, e prolonga-se até domingo, 31 de outubro, no Largo da Oliveira.

Face aos riscos que a doença do cancro da mama apresenta, a associação PPA visa despertar uma maior atenção e vigilância através da campanha. Fernanda Coelho, presidente da PPA, dá conta da importância de realizar um diagnóstico precoce, alertando para uma maior atenção, uma vez que “no início a doença é curável e facilita muito ao doente e a quem trata dele”.

Nos três dias consecutivos do evento, o Largo da Oliveira vai ser o palco de toda a campanha. O Padrão do Salado vai encontrar-se iluminado de cor-de-rosa e todos os bares à sua volta vão também juntar-se à iniciativa através do uso de camisolas alusivas ao evento.

A ação promovida ao longo do fim de semana enquadra-se na lógica do trabalho que a associação tem vindo a desenvolver desde 2016. A associação procura em particular o despertar da consciência para a promoção de todos os cuidados que a doença exige. Para além disso, mantem também um protocolo com o Hospital Senhora da Oliveira, alargado também aos concelhos vizinhos, que anualmente ajuda cerca de uma centena de doentes.