Maria Calheiros e Rui Castro são os dois candidatos oficiais.

Esta terça-feira, dia 26 de outubro, vão decorrer as audições públicas dos dois candidatos ao cargo de reitor da Universidade do Minho. As audições vão ter lugar no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço. A eleição para o cargo de reitor da Universidade do Minho vai decorrer esta quarta-feira, dia 27 de outubro.

Durante a manhã, entre as 9h30 e as 13h05, a professora catedrática da Escola de Direito da UMinho, Maria Clara da Cunha Calheiros de Carvalho vai ter a possibilidade de discursar a favor da sua posição como reitora. Por outro lado, entre as 14h30 e as 18h05 será a vez do atual reitor Rui Manuel Costa Vieira de Castro, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade.

Como Plano de Ação para 2021-2025, Maria Calheiros vai expor o programa “Universidade do Minho: Ousar ser mudança no mundo” e Rui Castro vai explicar o plano “Uma Universidade para o futuro”. A professora Maria Clara Calheiros vai apresentar uma campanha cujas mudanças serão sentidas no setor da gestão, inovação, capital humano e empreendedorismo. Por outro lado, o atual reitor Rui Vieira de Castro pretende fazer alterações na autonomia às unidades orgânicas, com o propósito de as reforçar, alterar a internalização e o quadro de financiamento da universidade.