De 1 a 30 de novembro, BINNAR promete apresentar o trabalho de artistas consagrados e emergentes.

O festival BINNAR realiza-se, desde 2020, em Vila Nova de Famalicão. O evento, apoiado pela Câmara Municipal, tem como principal objetivo mostrar trabalhos nas áreas da música, performance, fotografia, teatro, vídeo, escultura, imagem e instalação.

Durante todo o festival é possível ver a exposição “ROUTE / TRAJECTORY” na galeria Soledade Malva. O projeto tem como foco as áreas da fotografia e vídeo, resultando de um processo que procura um “multiperspetiva planetária” num espaço comum. As obras destacam artistas como Aaron Oldenburg, Alexandra Freye, Milos Peskir, Raji Jagadeensan, Tina Sulk Resnik, entre outros.

Na noite de 11 de novembro são exibidas duas curtas-metragens. A primeira, de Marlies Van Der Wel, Jonas and the Sea, é de animação e foca-se no sonho e na forma como todos partilhamos esse mesmo ao longo das nossas vidas. A segunda, Solar Walker, é de Réka Bucsi e retrata a melancolia de aceitar o caos como belo e cósmico.

Na mesma noite, na Casa das Artes, Tresor&Bosxh, um duo de música de Barcelos composto por Tiago Rosendo e C. Ricardinho. Por último, nessa mesma noite, apresentar-se-á uma odisseia por cinco décadas musicais bastante invulgares, do artista Egar Wright, “The Spark Brothers”, com os irmãos Ron e Russell Mael.

Dia 12 de novembro, às 22h, na fundação Castro Alves, o público pode contar com Joana Gama. A pianista portuguesa traz ao festival a obra “Hans Otte”.

A 13 de novembro, o foco está no grupo Limites e no trabalho “Trigémeo (trípico para um trípico)”. Já de 15 a 17 de novembro, decorre uma oficina formativa dirigida por Maria Roja e Míriam Rodriguez, na academia contemporânea do espetáculo.

No Mosteiro de Arnoso, é possível ver ainda a banda FERE, pelas 18h, no dia 21 de novembro. O grupo apresenta uma peça de estilo cerimonial para o BINNAR cujo tema é o Inverno.

Além destas iniciativas, vão decorrer atividades educativas e formações ao longo do festival. Os eventos são de entrada gratuita.