A programação tem lugar em oito espaços culturais e envolve mais de uma centena de ilustradores nacionais e internacionais.
De 6 a 21 de novembro, o Braga em Risco (BER) – Encontro de Ilustração de Braga proporciona uma programação com várias atividades no âmbito da ilustração, da leitura e da literatura infantojuvenil. Assim, a cidade bracarense “transforma-se na capital das artes e da criatividade”, segundo o município.
A iniciativa, organizada pelo Município de Braga, com a produção da “Leituras Encantadas” e curadoria de Pedro Seromenho, conta já com a 5ª edição. Este ano, o BER oferece exposições, masterclasses, oficinas, apresentações de livros, cinema de animação, peças de teatro, e muito mais.
Entre o complexo programa vão existir momentos chave. Por exemplo, a atribuição do prémio Bienal de Ilustração a 6 de novembro, na Galeria do Paço. O projeto foi lançado pelo Município de Braga no âmbito do Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico. Outro ponto alto do programa será a exposição “Braga 22×22″. A exposição consiste no transporte de 22 fábulas para monumentos e paisagens bracarenses por parte de 22 ilustradores nacionais. Os trabalhos estarão expostos na Casa dos Crivos.
Par além das várias atividades pedagógicas, este ano o BER teve em consideração o comércio tradicional. Neste sentido, pode-se observar por algumas ruas de Braga a decoração de montras com ilustrações das artistas Anabela Dias, Cátia Vidinhas e Evelina Oliveira.