A segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior (CNAES) colocou 9.154 estudantes numa universidade ou instituto politécnico. Segundo dados divulgados, na última quinta-feira, pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), apenas 40% dos candidatos ficaram colocados.

No entanto, apesar de nem todos os estudantes terem sido colocados, 60% das vagas existentes não foram ocupadas, maioritariamente em cursos de institutos politécnicos, como Bragança, Guarda ou Castelo Branco. Estes lugares vão poder ser disponibilizados na terceira fase do CNAES ficando a decisão ao encargo de cada instituição de ensino superior.

Os estudantes colocados devem realizar a sua matrícula e inscrição na instituição de ensino superior onde ficaram colocados entre os dias 14 e 18 de outubro. A candidatura à terceira fase vai decorrer entre 21 e 25 de outubro através do sistema online, que também está disponível no site da DGES.

Sobram agora 4.441 vagas para os próximos concursos. Ao todo, já ingressaram no ensino superior público 51.431 novos estudantes.

Artigo escrito por: Maria Francisca Barros e Inês Batista