Joana Marques Vidal, presidente da Comissão Eleitoral, confirmou a admissão de ambas as candidaturas. A audição pública terá lugar no dia 26 de outubro.
Clara Calheiros e Rui Viera de Castro são os candidatos oficiais ao cargo máximo de gestão e representação da Universidade do Minho. O atual reitor recandidata-se ao orgão uninominal, com um projeto de continuidade. Já a opositora apresenta um novo projeto para a instituição.
A audição pública dos candidatos terá lugar no dia 26 de outubro, pelas 9h30, no Salão Nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. A sessão será transmitida em tempo real. Conforme previsto no n.º 3 do artigo 7.º do Regulamento Eleitoral, o Edital de Admissão, bem como os documentos da candidatura, serão disponibilizados nas páginas do Conselho Geral e da Universidade do Minho.
O mandato do cargo de reitor tem duração de quatro anos, podendo ser renovado uma vez. O reitor é coadjuvado por vice-reitores, até um máximo de quatro, e por pró-reitores, até um máximo de cinco, escolhidos e nomeados por si. Qualquer docente ou investigador numa instituição universitária ou de investigação, nacional ou estrangeira, se pode candidatar à posição.