Famalicenses dão bom seguimento à vitória para a Taça de Portugal, numa partida com três expulsões.

O FC Famalicão deslocou-se neste sábado até aos Açores, para defrontar o CD Santa Clara na nona jornada da Liga Bwin. Os minhotos superiorizaram-se e conseguiram derrotar a equipa açoriana por 0-2.

A equipa açoriana esteve inicialmente por cima do jogo, com cerca de 64% de posse de bola, e causou situações de perigo para a baliza de Luiz Júnior. Logo aos nove minutos de jogo, Allano, extremo do Santa Clara, atirou por cima e perdeu a oportunidade de ter dado a vantagem aos açorianos. Posteriormente, aos 19 minutos, Allano tentou atirar, mais uma vez, a bola para o fundo da baliza de Luiz Júnior, mas o esférico acabou por bater no poste.

Pouco depois, Heri tentou responder, sem sucesso, aos ataques da turma da casa, visto que Marco Rocha fez uma boa defesa, que evitou o golo dos famalicenses. No entanto, no limiar do intervalo, aos 44 minutos, um pontapé de canto cobrado por Ivan Jaime deu origem ao golo de cabeça de Banza. Os minhotos saíram saem, assim, em vantagem para o intervalo.

No começo da segunda parte, a equipa açoriana ficou reduzida a dez elementos. Aos 51 minutos, Tassano cometeu uma grande penalidade e viu o vermelho direto. Banza converteu o castigo máximo e deu o 0-2 à equipa minhota, que ficou mais confortável no marcador. A equipa da casa viu-se obrigada a mudar a tática do jogo, mas não conseguiu revirar o jogo a seu favor.

Já na reta final do jogo, Banza levou um segundo cartão amarelo e acabou expulso no jogo. Minuto depois, equipa açoriana viu também mais uma vez uma cartolina vermelha, desta vez para Romão. O médio da turma da casa cometeu uma entrada dura sobre um Pêpê Rodrigues e assim os açorianos terminaram a partida com nove jogadores em campo. Até final o resultado manteve-se e a equipa visitante saiu vitoriosa do encontro.

Com este resultado, o FC Famalicão soma a sua primeira vitória na atual edição da Liga Bwin. Os famalicenses encontram-se com seis pontos e sobem para a 15º posição da tabla classificativa, em igualdade pontual precisamente com a equipa açoriana. Os famalicenses têm agora encontro marcado para as 20h15 da próxima terça-feira, em Alvalade, para defrontar o Sporting CP para a segunda ronda da fase de grupos da Allianz Cup. Para essa partida, Ivo Vieira já sabe que não pode contar com o autor dos dois golos de hoje, Banza, por este ter visto o cartão vermelho.

Recorde ainda: FC Famalicão goleia Académica OAF e avança na Taça de Portugal