Após um ano de paragem devido à Covid-19, a feira regressa com mais de 400 tendas.

A feira popular dos Santos de Cerdal vai decorrer entre 31 de outubro e 2 de novembro no município de Valença. Durante os três dias festivos são esperados milhares de visitantes.

Conhecido por ser o evento de outono na região de Viana do Castelo, a feira tradicional reflete anos de história. Assim, abarca em si uma personalidade única, com tradições e saberes próprios que necessitam de ser recordados. O evento convida todos a visitar a exposição de vestuário, animais, produtos agrícolas, diversões e tantos outros elementos que cruzam milhares de visitantes de diferentes países em perfeita harmonia.

Como enuncia a tradição, as noites de 31 de outubro e 1 de novembro são os momentos ideais para a prova de vinhos e outras iguarias locais, ao som das concertinas e das cantigas à desgarrada. O feriado de todos os santos corresponde ao dia principal do acontecimento. O dia seguinte faz cumprir a tradição da feira, dando a possibilidade de trocar possíveis produtos, designada “Feira das Trocas”. Ainda no feriado, a partir das 14h30, ocorrem corridas de cavalos, com ênfase no encanto do cavalo Garrano.

Reconhecidos pela sua qualidade, os Pericos dos Santos, peras típicas da região de Valença, não podem deixar de estar presentes nesta feira tradicional. A “mãe de todas as feiras”, tal como é conhecida, promete “apaixonar os novos visitantes e voltar a saudar os habituais”.