O projeto tem como objetivo principal a promoção de uma economia circular.
Esta terça-feira, dia 26 de outubro, decorreu uma ação com os estabelecimentos turísticos de forma a divulgar o projeto Greentour que vai ser implementado em Guimarães. A iniciativa visa a melhoria da gestão do património cultural e natural através do desenvolvimento de ações que promovem a economia circular no setor do turismo.
O vereador do Turismo, Paulo Lopes Silva, marcou presença na sessão e revelou que considera o desenvolvimento sustentável uma “prioridade transversal em todas as áreas de ação”. O vereador deu ainda principal destaque à área do turismo onde Guimarães se pretende afirmar como “destino ambientalmente sustentável”.
Carlos Ribeiro, diretor executivo do Laboratório da Paisagem, também esteve presente e assumiu o “reforço do compromisso na área da sustentabilidade”. Para o diretor, o projeto Greentour “constitui uma oportunidade para incorporar serviços mais competitivos, acrescentando valor à região e fortalecendo o setor turístico perante os desafios futuros”.
Também estiveram presentes na sessão Susana Grácio, do Turismo de Portugal, Mário de Mesquita Carvalho, da Associação Portuguesa de Turismo Sustentável e Sara Oliveira, investigadora do Laboratório da Paisagem e coordenadora do projeto Greentour.