A 10 de setembro de 2021, J Balvin apresentou o seu quinto álbum de estúdio, JOSE. O disco reúne 24 faixas, sendo o maior do cantor até o momento, inclui singles já conhecidos e aclamados pelo público como, por exemplo, “Otra Noche Sin Ti” com Khalid, “In Da Getto” com Skrillex, “UN DÍA” com Bad Bunny, Dua Lipa e Tainy.
O título do álbum faz referência ao nome do artista, José Álvaro Osorio Balvín, que é um cantor, compositor, rapper, produtor musical e ator colombiano. Citado ainda como o Príncipe do Reggaeton, J Balvin estabeleceu-se como um dos embaixadores mais bem-sucedidos do género na última década. Bateu recordes na venda de música latina com mais de 35 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
Balvin, ao longo da sua carreira incrementou uma fórmula bem-sucedida. A mistura de tendências internacionais com o seu género próprio, caraterizou grande parte do seu trabalho. No entanto, neste álbum o artista apresentou uma abordagem mais livre, onde trata de forma cuidada a progressão de cada música. É clara a adoção do conceito de regresso às origens, numa reafirmação exímia do reggaeton como uma parte da cultura pop global nos últimos anos.
O single “7 De Mayo“, alude à sua data de nascimento. Aqui, o compositor reflete sobre as provações da sua vida pessoal (“Ey, aspiraciones de maleante \Y por cosas de la vida, terminé siendo cantante”) e esclarece, ainda, de que forma é que esta se entrelaça com a sua carreira (“Que entre José y J Balvin no existan diferencias”). Com uma produção simples, honesta, crua, mas intensa, destacou o seu engenho no uso de trocadilhos.
Em “F40”, de forma perspicaz, responde às críticas recebidas à sua compra milionária. No início deste ano o artista adquiriu um Ferrari F40 (“Les paso en el F40 sin necesidad de una .40\Meto el terror y paro venta”). J Balvin reconhece e reafirma o seu mérito, e incontestável talento, sem medo de parecer arrogante ou presunçoso. Aproveita, também, para explicar “Esto suena arrogante, pero es verdade\ Cómo te suena más de quince años de trayectoria dominando cada generación sin rozar en la posibilidad de pasar de moda?\Sí, ese también soy yo”. Apesar de toda esta confiança, Balvin não acredita que conseguiu tudo sem ajuda. Em “La Familia”, o artista agradece aos que o acompanham e recorda que todas as suas conquistas são dedicadas a estes.
“Un día (One Day) ” conta com a participação da cantora e compositora britânica Dua Lipa , do rapper porto-riquenho Bad Bunny e do DJ porto-riquenho Tainy, e foi publicada a 23 de julho de 2020. A canção conjuga dois idiomas e cria uma fusão entre os dois estilos musicais. Implementa, ainda, uma parelha fantástica de rimas e batidas envolventes. O videoclipe muito bem conseguido foi realizado por Stillz, e tem como protagonista a atriz Úrsula Corberó, celebre pela sua interpretação na afamada série “La Casa de Papel”. A produção já conta com mais de 63 milhões de visualizações.
Balvin é um dos mais afamados artistas da atualidade, e com este projeto mais intimista, reafirmou a sua essência e identidade. Numa altura em que o mundo soa dividido, projetos como estes fazem-nos relembrar que, para lá de todas as fronteiras, línguas e culturas, a música é capaz de unir qualquer um e, quem sabe, com um resultado astronómico. Definitivamente, um artista a continuar a acompanhar.
Artista: J Balvin
Álbum: JOSE
Editora: Universal Music
Data de Lançamento: 10 de setembro de 2021