O curso tem uma vertente performativa e uma de investigação.

A licenciatura em Música da Universidade do Minho, com acesso por concurso local, tem a segunda fase de candidaturas aberta entre os dias 8 e 11 de Outubro. Há 31 vagas disponíveis.

A candidatura exige o 12º ano concluído ou equivalente, a prova de ingresso de Português, História ou Matemática, e uma prova de aptidão vocacional específica. As avaliações vão decorrer de 15 a 20 de outubro.

A licenciatura tem a duração de três anos e as aulas são no Edifício dos Congregados, em Braga. O corpo docente proporciona formação especializada em três áreas – Ciências Musicais, Direção Coral e Formação Musical e, ainda, Interpretação/Instrumento. 

O diretor do curso, Vítor Matos, considera que esta licenciatura tem elevados índices de empregabilidade e pauta-se por uma cultura de competitividade, em que as vertentes performativas e de investigação são direcionadas para o acesso a uma pós-graduação na área do ensino e para o exercício de profissões. As principais saídas profissionais são na área de instrumento e direção coral, bem como a pesquisa musicológica, edição, crítica, divulgação/gestão do património musical e atividades culturais. 

A cultura de internacionalização do curso estimula o intercâmbio na rede de ensino superior europeu e a extensão à comunidade gera vários projetos de investigação e performance, como o Coro e Orquestra Académica da UMinho.