Partida entre SC Braga B e CDC Montalegre foi adiada.
Na quinta jornada da Liga 3, a participação minhota inciou-se com o dérbi minhoto entre a AD Fafe e Pevidém SC, com os justiceiros a levarem a melhor no último lance da partida. Nos outros jogos, o Vitória SC B regressou de São João da Madeira com uma derrota. Já a equipa B do SC Braga viu o seu jogo frente ao CDC Montalegre ser adiado para o próximo dia 17 de outubro.
AD Fafe e Pevidém SC defrontaram-se, na tarde de sábado, no reduto dos fafenses. À procura da primeira vitória na competição, a turma de Guimarães adiantou-se no marcador, ao minuto 19. Após um desentendimento da defesa justiceira, Tiago Ronaldo aproveitou uma bola perdida para atirar para o fundo das redes da turma caseira. Contudo, a reação fafense surgiu menos de dez minutos depois. João Santos foi travado em falta na área forasteira e, na conversão da grande penalidade, o capitão Landinho reestabeleceu a igualdade. Na segunda metade, a AD Fafe assumiu o controlo da partida e, no último lance do encontro, Ferrinho apareceu na zona certa para assinar o segundo tento da turma caseira e, assim, carimbar o triunfo da equipa comandada por Francisco Matos por 2-1.
Já o Vitória SC B deslocou-se até ao reduto da AD Sanjoanense, na passada tarde de domingo. O duelo começou da pior forma para os vimaranenses, que viram a equipa da casa a adiantar-se no marcador logo ao minuto 9. Rui Pedro apareceu solto de marcação nas costas da defesa vitoriana e apontou o primeiro golo. Apenas três minutos depois, Jordão Cardoso apontou o 2-0 para a turma caseira. Apesar do mau início, os Conquistadores reduziram a desvantagem graças a um remate colocado de Gui. No entanto, a tarefa do Vitória SC B complicou-se à passagem do minuto 39, com a expulsão de Maga. Até ao final, a AD Sanjoanense ampliou a vantagem, por intermédio de Didi, ao sétimo minuto de compensação.
O SC Braga B tinha encontro marcado com o CDC Montalegre, no Complexo Desportivo de Fão, mas a partida foi adiada. Assim, os Gverreiros do Minho estão na penúltima posição, com três pontos e menos um jogo que os restantes. No que diz respeito ao Pevidém SC, a equipa de João Pedro Coelho mantém a lanterna vermelha da competição, com apenas um ponto. Já a AD Fafe subiu ao quinto lugar, graças aos oito pontos conquistados. Logo a baixo, na sexta colocação, encontra-se o Vitória SC B, com sete pontos.
Na próxima jornada, os vitorianos são os primeiros a entrar em campo. A formação vimaranense recebe o Anadia FC, em jogo agendado para as 14h de sexta-feira, dia 22 de outubro. Às 19h30 do mesmo dia, é a vez do SC Braga B entrar em campo, no reduto do FC Felgueiras 1932. Por sua vez, às 15h do dia seguinte, o Pevidém SC defronta o CF Canelas 2010 em casa, ao passo que a AD Fafe se desloca ao terreno do Lusitânia de Lourosa.
Recorde ainda: Liga 3: Erros defensivos custam caro à AD Fafe